Ter um bom score é um dos objetivos mais importantes na vida do adulto atual, porém a situação geral não colabora nem um pouco, grande parte da população está com seu nome endividado.
O processo para ter um bom score não é nada simples e geralmente envolve muito mais do que podemos arcar, uma boa pontuação vai muito além de pagar os seus passivos em dia, na verdade, é muito mais o modo como você lida com suas finanças do que os passivos.
Um bom score é um dos melhores indicadores de educação financeira, ele é utilizado pelos credores para te analisar como um gestor de finanças e sua saúde em relação ao dinheiro, de modo que a pontuação serve como um indicador do modo como você lida com a sua vida financeira e com seu pagamento de créditos. De modo que quanto maior for a sua pontuação, com maior facilidade você consegue melhores linhas de crédito, sendo assim, com maiores quantias e com juros cada vez menores.
Com base nisso, é possível compreender a real importância de possuir uma boa pontuação nas empresas avaliadoras do crédito pessoal, como Serasa e outras.
Pois então, fique sabendo que com poucas atitudes você pode melhorar a sua pontuação pessoal e alcançar melhores números, linhas de créditos mais efetivas e com taxas de juros e pagamento muito melhores.
O que é o score de crédito
Com toda certeza sempre que ouvimos falar em Serasa, já pensamos em dívidas, contas negativas e pagamentos, mas na realidade, isso só reflete o imaginário e a situação da população brasileira, que infelizmente passa por graves problemas financeiros e como consequência olham para a instituição já com este preconceito.
Indo mais a fundo, ignorando esta ótica tendenciosa, vamos compreender o real papel da empresa. A Serasa é uma instituição privada, que opera com análise e registro de dados da população brasileira, no quesito de vida financeira. A instituição é a maior referência do Brasil, sendo a que mais é procurada pelos credores.
Ela funciona com base nas informações que as empresas como lojas, mercados, bancos e instituições financeiras repassam.
Nos dias atuais são mais de 6 milhões de consultas todos os dias por mais de meio milhão de pessoas.
O sistema de análise de dados foi elaborado pela Serasa com o objetivo de reunir em um só lugar todas as informações que um credor pode precisar, de modo que a concessão de créditos e os cálculos de parcelas, juros e muito mais, sejam feitos todos em um padrão automatizado.
Sendo assim todas as variantes são analisadas, histórico de compras, tempo que leva até o pagamento, data de vencimento, taxa de juros, cheques e muitas outras coisas são analisadas para só então, chegar até a decisão final, sobre as linhas de crédito que serão cedidas ou não.
Também é levado em conta todos os hábitos e padrões de compra dos consumidores.
Como melhorar o Score
O processo de melhora do score consiste basicamente em saber qual é a sua situação para a partir de aí traçar um plano de ação para alcançar o seu objetivo.
Conheça a sua situação
Se não souber como anda as suas contas, com toda certeza, não vai saber como é possível melhorar.
Por isso, logo após adquirir consciência da necessidade de melhorar a sua pontuação, é checar com as empresas competentes como anda a sua situação, busque pelas maiores empresas de consultas de crédito como Serasa.
O processo de consultas é muito simples, basta informar o seu cpf, em muito pouco tempo a sua situação estará resolvida.
Quite seus passivos
Após saber como anda a sua situação, o passo seguinte é pôr um fim em todos os pesos que está enfrentando vinculados ao seu CPF.
As dívidas que estão vinculadas a sua pessoa é o principal critério avaliado pelas empresas que avaliam a saúde financeira, por isso, deve ser uma prioridade zerar por completo os seus passivos.
Atualize seus Dados
Muitas pessoas não costumam dar a relevância a este ponto que ele realmente merece, mas na verdade, logo atrás das dívidas o principal quesito avaliado são as informações, se elas condizem com a realidade, estando ou não de acordo com o momento atual.
Sempre que houver alguma mudança, repasse para as empresas de banco de dados instantaneamente, sejam os financiamentos, cartões de crédito, empréstimos, e contas pagas.
Muitos dados te darão mais pontos, enquanto a ausência vai te prejudicar consideravelmente.
Gerencie suas despesas
Após verificar os dados básicos, chega hora de começar a mudar de verdade a sua relação com o dinheiro, por meio do gerenciamento de contas e gastos da maneira correta.
Tenha em mente que as empresas analisam tudo sobre a sua vida financeira, e se você posterga ou negligencia coisas tão básicas do seu dia a dia, que garantia elas vão ter de que você irá cumprir o acordo.