Como manter uma conta comercial nas redes sociais: checklist e os sete principais erros
A probabilidade de uma pessoa comprar das marcas que ela segue nas redes sociais é de 71%. A maioria das empresas agora possuem contas nas redes, por exemplo, a Nike tem uma conta no Instagram com 90 milhões de seguidores e o PlayStation no Twitter tem quase 17 milhões. Como conquistar a atenção do público? Comunique-se no idioma das pessoas, não fique forçando vendas e nem desapareça do feed. Contaremos neste artigo o que é uma conta comercial, por que é necessário um planejamento de conteúdo e quais serviços lhe ajudarão a promover a sua marca.
Por que é necessária uma conta comercial nas redes sociais?
Uma página comercial é uma oportunidade para influenciar rapidamente o público-alvo e obter a lealdade dele. Os consumidores modernos não têm tempo para procurar informações no site ou ligar para um gerente – desejam encontrá-las pelas hashtags em dois cliques, escrever uma mensagem e receber rapidamente uma resposta. Aqui está o que uma conta comercial oferece:
- maior alcance possível do público;
- comunicação direta com as pessoas;
- lealdade do cliente: a capacidade de transformar rapidamente um seguidor em um cliente.
Os principais 7 erros que impedem a atração dos clientes
1. Você não está mirando no seu cliente
A regra número 1 na promoção: identifique o público-alvo e publique o que é interessante para ele. Se o seu produto for destinado a mães com crianças e você postar memes referentes ao novo iPhone, você não obterá o resultado. Para criar um avatar detalhado de seu cliente, responda às perguntas:
- Qual idade e gênero?
- Onde mora e o que faz?
- O que ele quer e do que tem medo?
- Quais problemas dos clientes seu produto pode resolver?
Ao responder a essas perguntas, você terá traçado um ótimo perfil do seu público-alvo. Com base nele, escolha o conteúdo e o tom de voz da marca.
2.Você está focado nas vendas
Você acha que, quanto mais publicações publicitárias você tiver, maior será o nível de vendas? Segundo as estatísticas, 45% dos consumidores deixam de seguir a marca se as postagens predominantes no feed forem de anúncios e propagandas da empresa ou o produto.
Os seguidores acessam as redes sociais para obter informações úteis e entretenimento. Não escreva um relatório sobre as realizações da sua empresa no último trimestre – conte como essas realizações melhorarão a vida dos clientes, compartilhe dicas úteis ou organize um sorteio de um produto.
3.Falta de continuidade
Você não pode obter o resultado desejado publicando uma postagem por mês. Para preencher regularmente o feed, crie um plano de conteúdo – um guia com a programação e os assuntos que serão usados nas postagens. Escreva em um papel:
- em quais redes sociais você publicará;
- em que dias e a que horas serão feitas as publicações;
- categorias de publicação;
- plano mensal de publicação.
4. Você está postando na hora errada
Quanto mais reação e engajamento um post gerar de imediato, melhor ele será classificado na rede social. Portanto, o horário de publicação da postagem é muito importante. Publique quando seu público estiver online. Os horários de pico são de manhã, almoço e noite. Experimente a hora de lançamento das postagens e observe a resposta.
5. Você não atrai o seu público
Não escreva no vácuo – torne o marketing pessoal. Entre em contato com os seguidores nos textos, fale sobre os interesses e problemas deles, faça perguntas, responda a comentários e mensagens, poste stories no Instagram. Diversifique: realize pesquisas e sorteios para envolver as pessoas na comunicação.
6. Você está limitado a uma rede social
Se a sua empresa estiver representada em apenas uma rede social, você poderá perder parte do público-alvo. Crie contas em três ou quatro serviços onde seus clientes em potencial possam estar. Tente não duplicar o conteúdo em feeds diferentes e use a promoção cruzada de contas para expandir o alcance.
7. Você não está avaliando os indicadores adequadamente
Você está feliz por ter muitas curtidas e re-posts? Mas se os seguidores não se tornarem clientes, é hora de mudar a estratégia de promoção. Monitore quantas pessoas se interessaram no preço, visitaram o site ou escreveram uma mensagem perguntando sobre o produto diretamente.
Checklist da Conta Comercial
1.Trabalhe regularmente no conteúdo e na conta
As tendências e as necessidades dos usuários mudam muito rapidamente nas redes sociais. Para permanecer popular, você precisa revisar regularmente a sua estratégia:
- teste constantemente o seu plano de conteúdo: quais publicações as pessoas respondem e quais são mais rejeitadas;
- atualize regularmente o cabeçalho do perfil: verifique se ele contém informações relevantes;
- pergunte ao seu público o que mais lhes interessa.
2. Tenha uma meta e crie uma estratégia
Por que você precisa das redes sociais? Para melhorar a imagem, aumentar o reconhecimento, aumentar o tráfego no site ou vender dez cursos de treinamento? Os objetivos podem ser diferentes para cada rede social. Anote-os e depois formule uma estratégia de promoção para cada objetivo e publique o conteúdo apropriado.
3.Estudes os Concorrentes
Analise as páginas de seus concorrentes e responda às seguintes perguntas:
- Quais redes sociais eles usam para a promoção?
- Com que frequência eles fazem publicações?
- Qual é a resposta que eles obtêm?
- Quais produtos ou serviços as pessoas mais gostam?
- O que causa uma reação negativa?
Com base nesses dados, crie seu próprio plano de conteúdo – e você atingirá o alvo.
4. Cuide do componente visual
O cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que palavras. É por isso que o design visual de uma conta comercial é até mais importante que o conteúdo em texto. Use a identidade corporativa da sua marca: cores corporativas, fontes, logotipo.
Como criar uma marca? Entre em contato com um designer ou use um gerador online, como o Logaster. O serviço do Logaster é capaz de criar um pacote completo de identidade corporativa em alguns poucos minutos que garantirá a promoção bem-sucedida da sua marca.
5. Utilize serviços úteis
O buffer é um agendador de publicações automático. Programe postagens em diferentes redes sociais, defina a hora e as datas – e o próprio serviço as publicará.
BuzzSumo. O serviço encontrará o conteúdo mais popular sobre vários tópicos no Facebook, Twitter, Pinterest e Reddit. Aqui você pode encontrar inspiração e ideias para novas postagens.
O Canva é um site para criação de gráficos: você pode adicionar texto rapidamente à imagem, criar uma colagem, infográfico ou apresentação.
6. Implementar CRM
Um CRM (Customer Relationship Management) é um gerenciamento automatizado de relacionamento com clientes que usa um único banco de dados contendo informações completas sobre cada cliente. O CRM para redes sociais é a capacidade de criar uma base para cada cliente de acordo com seu perfil, configurar funis de vendas e criar modelos para correspondência e análise.
7. Observe as estatísticas
Use recursos analíticos para rastrear a atividade do público. Nas redes sociais na seção “Estatísticas”, você pode descobrir a idade, sexo e localização dos seguidores. E no Google Analytics, você pode ver quantos visitantes acessaram o seu site vindos das redes sociais e por quanto tempo eles ficaram lá.
Conclusão
A promoção de uma empresa é impossível sem o marketing nas mídias sociais. Mas a escolha errada de recursos, público-alvo e conteúdo pode destruir todos os esforços. Para obter resultado, proceda sistematicamente:
- Primeiro, decida seu posicionamento, formule a mensagem principal, crie uma identidade visual corporativa – e só então inicie a propaganda.
- Lembre-se de que o público é seu principal recurso nas redes sociais. Concentre-se em ganhar a confiança dele. Mesmo aquelas postagens que não vendem, aumentam a lealdade à marca e preparam as pessoas para comprar.
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