Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como manter seus colaboradores motivados: dicas essenciais

Como manter seus colaboradores motivados: dicas essenciais

Entender como manter seus colaboradores motivados é muito importante para as empresas e empreendedores de todos os tipos, negócios e ramos. Afinal de contas, a motivação dos trabalhadores está diretamente ligada à produtividade da equipe e, no longo prazo, isso tende a ser um problema para muitas empresas se não houver um trabalho ativo pensado para a motivação dos colaboradores. Aqui no Brasil, o nível de insatisfação no trabalho é alto.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas que vão ajudar a manter seus colaboradores motivados, especialmente para quem tem uma empresa pequena e não tem grandes recursos para investir em programas específicos como viagens de incentivo e outros. Isso enquanto não é descoberto um segredo da motivação alta, né?

Por isso, se você quer aprender como manter seus colaboradores motivadores, siga a leitura do artigo abaixo para conhecer 5 dicas que vão ajudar muito!

5 dicas de como manter seus colaboradores motivados

1. Faça metas objetivas e claras ao delegar tarefas

Quando uma equipe é criada, cada pessoa fica responsável por cumprir o papel pré-estabelecido, e então, junto da liderança, todos são capazes de executar suas funções com perfeição. Porém, quando a liderança não oferece boa comunicação, ou não é capaz de delegar com clareza, os colaboradores não sabem como realizar o que deve ser feito.

Por exemplo, se um líder não comunica quais os prazos de cada tarefa, e então passa a apressar a equipe, o trabalho é feito sob estresse, e pode conter erros fatais.

Lembre-se de que a comunicação é a chave para o trabalho em time, e que informar a todos sobre os detalhes do projeto é administrar a equipe de forma justa e a prova de erros.

2. Ofereça recompensas e bonificações quando uma grande meta é atingida

Se você espera que sua equipe se engaje emocionalmente com os objetivos da empresa, é necessário mostrar que o sentimento é recíproco. Uma forma de fazer isso, é oferecendo grandes recompensas para metas atingidas, como metas de vendas, ou quando um novo contrato é fechado.

Essas bonificações podem estar além da folha de pagamentos, como viagens, jantares, cupons de compra, mas também podem ser uma comissão ou participação nos lucros.

3. Critique menos e elogie mais

O estresse do trabalho pode exigir muito de um líder, que tem a responsabilidade de trazer resultados e administrar planos de alto risco. A sobrecarga emocional pode fazer com que seu olhar seja crítico, o que reflete na forma com que você trata seus colaboradores.

Busque remodelar a comunicação com a equipe, de modo a transformar as críticas em observações objetivas, e sempre priorizar elogios antes de sugerir alterações. Receber reconhecimento por um trabalho bem-feito motiva as pessoas a darem sempre o melhor de si mesmas.

4. Lidere de forma competente para não sobrecarregar seus colaboradores


Liderar uma equipe focando em dar ordens de forma autoritária, sem analisar a viabilidade dessas ordens serem cumpridas, causa estresse, burnout e gera atritos dentro da equipe. É necessário planejar a melhor estratégia para delegação de tarefas, e administrar o tempo necessário para que elas sejam cumpridas. Esse é um dos conceitos básicos da medicina preventiva.

Só então, com um planejamento realista, o líder deve encaminhar o que fazer para cada um de seus colaboradores. Considerar um tempo de descanso entre tarefas diárias, e uma pausa no final de semana, ao contrário do que pode parecer, traz maior rentabilidade e qualidade no trabalho, já que o corpo e a mente descansados são capazes de produzir mais rapidamente e mais satisfeitos.

Mesmo que isso resulte em contratar um ou dois funcionários a mais por setor, o ganho em produtividade com o time mais motivado mais do que compensa o investimento. Por isso, considere essa ação como uma espécie de investimento.

5. Invista em um plano de carreira para os seus colaboradores

Uma das melhores maneiras de manter os seus profissionais motivados é fazer com que eles enxerguem um plano de carreira com a sua empresa. Assim, eles entenderão que ficar no seu negócio e se esforçar é avançar na carreira porque a empresa confia e acredita neles.

Por exemplo, suponha que o seu negócio queira expandir e atacar uma área específica do seu mercado. Sendo assim, o ideal a fazer é primeiro ver qual dos seus colaboradores teria o interesse nisso e investir em cursos para ele antes de contratar outros profissionais.

Além disso, invista regularmente em cursos e workshops para que seus colaboradores aprendam conhecimentos em específico para serem colocados em prática. Isso também fará com que eles sintam que estão progredindo e fiquem mais motivados no trabalho.

Agora que você já sabe como manter seus colaboradores motivados, o próximo passo é colocar essas dicas em prática. Assim, você começará a notar, pouco a pouco, um nível de motivação maior na sua equipe, o que se traduzirá em mais produtividade e, claro, resultados para o seu negócio no geral. Isso permitirá que sua empresa tenha combustível necessário para crescer.

Gostou de aprender como manter seus colaboradores motivados? Então compartilhe este conteúdo com os seus colegas diretores!

You must login to add a comment.

Posts relacionados