Como alguns países aumentaram as restrições de liberdade devido ao coronavírus, os especialistas em saúde mental estão percebendo um fenômeno emergente; a crescente ansiedade entre os brasileiros durante o chamado ” lockdown”.
Segundo as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno de ansiedade. Com toda essa pandemia, esses sintomas tornam-se mais evidenciados, por isso é importante aprender como lidar com seus efeitos.
Efeitos do Lockdown
Enquanto algumas pessoas sentem relativo conforto de está na sua própria casa, outras enfrentam situações difíceis e perturbadoras.
Dos trabalhadores médicos nas linhas de frente, às pessoas que tentam impedir que seus negócios de falirem, para eles nas últimas semanas podem ter sido incrivelmente ocupadas e estressantes.
Mas um fator comum que todos compartilhamos é a quantidade de mudanças pelas quais passamos, em um espaço de tempo muito curto. Se você tem enfrentado dificuldades em lidar com a ansiedade durante a quarentena, siga essas dicas para se sentir mais aliviado desses sintomas:
Dicas para lidar com a ansiedade durante a quarentena
1 – Mantenha seu corpo e mente saudáveis
Exercitar-se regularmente, fazer refeições equilibradas, dormir o suficiente e permanecer conectado a pessoas que se preocupam com você são ótimas maneiras de evitar os sintomas de ansiedade.
2 – Crie uma rotina de meditação diária
Embora isso exija alguma prática no começo, a meditação consciente, quando feita regularmente, pode eventualmente ajudá-lo a treinar seu cérebro a dispensar pensamentos ansiosos quando eles surgirem.
Ouvindo a frequência certa para a meditação, você pode levar paz e alivio a sua mente. Você pode encontrar alguns de forma grátis no youtube. Veja o exemplo desse logo abaixo:
3 – Pergunte ao seu médico sobre medicamentos
Se a sua ansiedade é muito GRAVE, você pode recorrer a um profissional de saúde mental para que ele possa receitar algumas medicações que o ajudarão a diminuir o seu grau de ansiedade.
4 – Estimule a prática de um hobbie
Pessoas ansiosas costumam ficar muito negativa consigo mesma, por isso, busque praticar um atividade que seja um verdadeiro hobbie e proporcione prazer para você.
Aprenda a identificar e gerenciar os seus gatilhos da ansiedade
Você pode identificar os gatilhos da sua ansiedade por conta própria ou com um terapeuta. Às vezes eles podem ser óbvios, como usar cafeína, beber álcool ou fumar.
Outras vezes, eles podem ser menos óbvios. Problemas de longo prazo, como situações financeiras ou relacionadas ao trabalho. Isso pode levar algum tempo para descobrir ou pode exigir algum apoio extra, através da terapia ou com amigos.
Quando você descobrir seu gatilho, tente gerenciar sua ansiedade utilizando as técnicas de enfrentamento compartilhada aqui.