Se você administra um negócio on-line ou mesmo um endereço físico (seja uma loja de roupas ou um e-commerce de filtro coalescente), precisa de uma estratégia de marketing digital.
Sem isso, você está um passo atrás da concorrência e desistindo de fazer uma conversão de qualidade. Então, se quer ter um melhor preparo sobre o tema, continue com a gente e gere bons lucros, dia após dia!
Conheça seu cliente
Antes de criar uma estratégia de marketing digital, você precisa fazer uma espécie de filtragem industrial e aprender sobre seu cliente. Saber quem eles são pode ajudá-lo a direcionar seus esforços para determinados grupos.
Os elementos a considerar incluem:
- Idade;
- Gênero;
- Localização;
- Ocupação;
- Renda;
- Interesses.
Quanto melhor entender isso, mais fácil será criar conteúdo de marketing. Por exemplo, uma empresa de Motores elétricos industriais não pode usar a mesma fórmula de uma empresa voltada para cosméticos.
Por isso, garanta que o novo plano funcione com os clientes que deseja atrair. Seu marketing pode levar a mais conversões e vendas.
Determine o que o diferencia
Depois de saber quem é seu cliente ideal, olhe para seus concorrentes. Considere o que eles oferecem e como comercializam seus produtos online. Pense em quais imagens usam e quais os conceitos referentes às contas de rede social.
Use isso em seu benefício e encontre caminhos para diferenciar sua empresa. Talvez pense numa experiência única, ou seja, algo que seus concorrentes não têm.
Os clientes vão querer saber o que torna sua marca diferente, antes de comprar de você. Se puder incluir essas informações em seus materiais de marketing, esse convencimento fará com que leads em potencial, se transformem em clientes fixos.
Definir metas
Em seguida, defina algumas metas para sua campanha de marketing digital. Sem isso, não poderá acompanhar o sucesso de sua estratégia. Seu objetivo precisa ser específico e mensurável.
Embora o objetivo de aumentar as conversões seja bom, não é o mais útil. Em vez disso, adicione alguns números a ele. Desta forma, sua nova meta pode ser aumentar as conversões em 15% até o final do ano.
Definir metas é ótimo para comercializar um eBook ou outro produto exclusivo. No entanto, use-as para fazê-los de um modo geral. Se você não está pronto para vender ou lançar algo, suas metas de marketing podem parecer aleatórias ou pouco condizentes.
Se for o caso, mude a estratégia e selecione metas para aumentar o tráfego de seguidores ou do site em 20% no próximo ano. Quando chegar nesse número, terá um público para quando lançar algo.
Considere sua estratégia atual
Se já está fazendo marketing digital, não o deixe de lado. Veja as ferramentas e plataformas que usa, sua programação de postagem e os resultados que está obtendo. Revise os resultados e veja o quão perto eles estão das metas iniciais. Se estiver longe, saberá que precisa mudar alguma coisa.
Com tudo isso, já dá para entender o quanto o marketing digital é espetacular para qualquer marca. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.