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Como inciar seu consultório ou escritório?

Como inciar seu consultório ou escritório?

Neste artigo, talvez eu consiga dar algumas dicas práticas de como iniciar o seu empreendimento Psicólogo, Coaching, ou outros profissionais que utilizam seu intelecto para prestar o seu serviço.

Espero contribuir, com um pouco da minha experiência para a caminhada de outros profissionais na busca de seus anseios, sonhos e objetivos.

Acredito que na sua área de atuação, seja ela Psicologia, Coaching, consultoria, com certeza está preparadíssimo, com todo gás para iniciar os atendimentos, a questão está nas outras áreas que talvez não tenha domínio, não pretendo te dar todas as respostas, mas te orientar quais as perguntas precisam estar respondidas, envolvendo burocracia, Marketing, finanças e local de atendimento.

  • Burocráticas

– Já registrou no seu órgão de classe?

– Sabe qual a forma que irá receber? Pessoa Física? Pessoa Jurídica?

– Sabe qual o impostos e obrigações fiscais?

– Sabe o que é INSS, ISS, IR?

São questões que deve conhecer, no mínimo com uma rápida referência, onde pode considerar conhecer um contador ou advogado que poderá te orientar, é muito importante conhecer estes profissionais e garantir que são de confiança, eles conhecem os aspectos legais do seu empreendimento. O Sebrae também dispõe destes serviços com treinamentos e orientações de profissionais capacitados nestas áreas.

 

  • Técnicos da Profissão

 Conhece o código de ética da profissão?

            – Conhece seus direitos e deveres, dentro seu conselho profissional?

            – Conhece a tabela de honorários estabelecidos pelo seu órgão de classe?

Ainda na parte burocrática, é muito importante conhecer o seu órgão de classe, além de te garantir um padrão de mercado, pode evitar erros que podem interferir no entendimento destes órgãos, como ética, valores e forma de atendimento. No mínimo é um respeito com seus colegas de profissão.

 

  • Técnicas de Marketing

 – Qual o seu público alvo?

            – Quais serão seus primeiros clientes?

            – Qual o plano de divulgação?

   – Já pensou em cartão de visita, site, anúncios, listas, grupos de discussão, mídias sociais, páginas (fan Page)?

            – Você já sabe como vender?

            – Você já sabe como cobrar? O que? Quanto? Como?

            – Você conhece o seu mercado?

            – Você sabe cobrar?

Muito importante neste tópico, talvez seja a reposta da última pergunta, principalmente para os profissionais que irão compartilhar seu conhecimento intelectual, tem uma crença “Eu não sei vender!”, este será o seu desafio, e acreditar verdadeiramente que todos somos vendedores, por isto, se organize, monte, embale e venda o seu produto, o preço incialmente deve ficar dentro do padrão de mercado ou mínimo estabelecido pelo seu órgão de classe e futuramente o seu preço será definido pela demanda.

Lembre-se também que seus primeiros clientes, normalmente, serão seus amigos, conhecidos próximos, mesmo se optar em fazer a baixo custo, uso o seu máximo pois eles são potenciais multiplicadores do seu negócio.

 

  • Técnica financeiras 

– Quanto você está disposto a investir?

– O que está abrindo mão no momento para dedicar ao seu sonho? Está preparado para ficar alguns meses sem esta renda?

– Já levantou tudo que envolve valores?

– Está preparado para um mercado instável?

– Sabe lidar com a imprevisibilidade?

– Montou um planejamento?

– Sabe e entende o que é custo fixo? E variável?

Claro que o lado financeiro sempre será importante, o seu sonho passa por esta necessidade, infelizmente para o profissional intelectual, não há tantas linhas de créditos como para indústria, por exemplo.  Neste caso você irá comprometer uma parte de seu patrimônio, ou buscar linhas de créditos bancários que estejam dentro de sua realidade. Neste tópico e muito importante conhecer todos os seus gastos e já buscar alternativas para minimizá-los, analisar o seu investimento o que é essencial, o que é importante, o que é diferencial, o que é necessidade pontual, o que pode esperar. Esta analise, deve ser sincera, seu eu não comprar o que acontecerá? Se você não conhece nada de financeiro, importante fazer os cursos que são oferecidos pelo mercado, como por exemplo no SEBRAE – “Finanças para os não financeiros”

 

  • O local

  – Qual o local do atendimento?

            – O ponto ter circulação de pessoas?

            – O ponto está adequado a seu tipo de serviço?

            – Vai comprar, alugar ou sublocar?

            – Entende quais custos estão envolvidos? Aluguel? Condomínio? Extras?

 

O Local, normalmente, e a primeira referência no imaginário da população quando se fala em psicologia, coaching, consultoria e outros, é um espaço individual, que representa a segurança e um pouco da personalidade do profissional.

No entanto manter as despesas do imóvel dependem de lotar uma agenda para justificar o seu custo, para isto o mercado oferece algumas alternativas que podem ajudar neste início, oferecendo estrutura completa a um custo variável, você paga apenas as horas que usa. Alguns órgãos de classe já oferecem este serviço, ou dispões de anúncios destes serviços, ou você poderá encontrar em sites como salas.coachjrc.com.br (Santo André), saudelegal.org (paulista) entre outras.

 

Talvez aqui temos as primeiras questões para iniciar o seu negócio, acredito verdadeiramente que com as respostas sobre estas questões você já estará muito adiantado nos seus passos rumo ao seu negócio, no próximo artigo, acredito que poderia ter de dar algumas dicas de como buscar seus clientes e conseguir uma carteira de clientes.

Bons negócios

 

Jose Roberto Cassiano

Jose Roberto Cassiano

Liderança
Profissional com mais de 20 anos de experiência no meio corporativo, em multi nacionais de referência, principalmente no setor de Prestação de Serviços “no core” desempenhando seu papel dentro das áreas estratégicas das empresas.

Principal responsável por áreas de projetos, dentro dos setores Operacionais, Serviços, Controladoria, Financeiro, Recursos Humanos, sempre respondendo para alta direção nestas empresas, atuando como um agente de mudanças e liderando grandes grupos de trabalho.

Projetos sob medida para Micro, pequenas e médias empresas.

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