Saber como gerenciar uma clínica odontológica é vital para ter sucesso nesse segmento, mas não é algo fácil de fazer. Afinal, se fosse, não teríamos tantos negócios saindo do setor por falta de bons cuidados financeiros.
O Brasil é, reconhecidamente, o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo, ao mesmo tempo em que tem uma população bem consciente da importância dessa área. Afinal, 9 em cada 10 brasileiros dizem que é importante ir ao dentista regularmente. No entanto, somente 70% dos brasileiros vão com frequência ao dentista, o que mostra que há um potencial não explorado nessa área.
Some isso ao fato de que existem muitos fatores a considerar nessa conta, como o fato de que alguns são atendidos via convênio (cujo pagamento é menor), outros são particulares e a administração fica ainda mais complexa.
E aí, quer aprender como gerenciar uma clínica odontológica? Então conheça abaixo alguns hábitos de sucesso que ajudarão nisso!
6 hábitos de sucesso de como gerenciar uma clínica odontológica
1. Faça um plano administrativo de sucesso
O primeiro passo para abrir qualquer negócio é ter um plano de administração escrito em papel. Este plano deve contar as principais informações sobre sua clínica, como o público que ela irá atender, quais procedimentos ela irá realizar, quais os valores de sua empresa e os seus próprios valores e objetivos.
Insira neste plano metas financeiras e qual o capital de investimento que você possui para chegar em sua meta. Registrar suas metas fortalece seu negócio e ajuda a traçar novos caminhos ao longo da jornada, sem se perder do objetivo inicial.
2. Inspire-se em negócios que deram certo
O mundo dos negócios pode ser selvagem e cruel para quem não tem experiência, principalmente quando se está falando de alto investimento e alto faturamento. É fácil se perder e afundar em dívidas quando a clínica ainda está iniciando, e por isso, junto de seu plano de gestão, busque fontes de inspiração que modelos de negócios que deram certo para seguir os passos.
Esses negócios não precisam necessariamente ser da mesma área que sua clínica odontológica. Você pode fazer recortes de cada empresa de acordo com as qualidades que você acredita serem as corretas para fazer sua própria empresa funcionar. Por exemplo, você pode se inspirar na gestão financeira de uma clínica médica, e no atendimento ao cliente de alguma loja competente.
Monte seu modelo ideal a partir de cases de sucesso e recorra a eles sempre que precisar tomar uma decisão difícil.
3. Seja transparente com seus clientes
A honestidade é a base de toda relação bem-sucedida, e na área de saúde, é o que determina se uma clínica se instala como referência ou cai no esquecimento. A transparência deve cobrir todas as áreas de seu negócio, desde a decisão de compra de materiais, até o atendimento aos pacientes.
Ofereça o melhor dos equipamentos odontológicos (de acordo com seu plano de gestão), assim como as melhores práticas, buscando sempre se atualizar em sua área. Os pacientes perceberão essas atitudes como competência e se sentirão mais seguros.
Tenha também preços justos e que refletem o bom atendimento dos profissionais de sua clínica. Clientes se sentem desconfortáveis com preços altos apenas quando não correspondem ao produto que lhes é oferecido, e podem desconfiar de preços baixos demais quando a clínica oferece excelência.
4. Tenha uma boa comunicação
Pacientes só aparecem em clínicas quando estão em estado de vulnerabilidade, acometidos com alguma questão em sua rotina de saúde. Isso quer dizer que sua clínica odontológica deve ter cuidado redobrado para se comunicar com futuros clientes.
Prefira comunicar-se pelo telefone e pelo Whatsapp, de forma humanizada e empática. Mensagens automáticas são mal vistas, pois passam o sentimento de negligência, aos olhos de quem precisa de cuidados.
“O atendimento no Whats App deve ser encantador. Não pode ser algo automático. As pessoas gostam de receber toda a atenção possível quando entram em contato com uma clínica, afirma Zeno Seeger, Gestor Estratégico na Fluir Publicidade.
5. Divida as tarefas com funcionários de confiança
O melhor desempenho de uma clínica é quando cada função é dividida para ser bem executada. Os profissionais de saúde odontológica não devem ser responsáveis pelo atendimento ao cliente, marcação de horário ou pagamento, pois essas tarefas podem sobrecarregá-lo ou interferir na capacidade de decisão diante de uma escolha difícil.
A gestão ideal de uma clínica odontológica deve contar com os seguintes setores divididos:
- Administração: responsável pelas decisões de gestão principais, como contratar ou demitir funcionários, investir em novos materiais de trabalho, conversar com agências de marketing e decisões financeiras.
- Profissionais da saúde: dentistas, ortodontistas, cirurgiões dentistas e outros profissionais que sua clínica irá contar para executar os serviços de saúde. Eles também executarão a tarefa importante de comunicar a necessidade de compra ou troca de materiais.
- Assistente administrativo: esta será a pessoa competente pelo atendimento aos clientes, marcando consultas, retornando ligações e dando atenção especial após procedimentos longos ou complicados.
- Contabilidade: Geralmente uma empresa terceirizada, a parte de contabilidade será responsável pela administração financeira da clínica, por isso, deve ser uma empresa ou indivíduo de confiança e boas referências.
6. Invista em marketing da maneira correta
O investimento em marketing pode ser vital para conseguir manter o sucesso de uma clínica odontológica. A razão é simples: os consultórios que investem em marketing têm faturamento 31% maior do que os que não investem. Na prática, isso significa em média R$ 60 mil reais a mais em um ano. Os dados são da pesquisa Simples Dental 2020.
Assim, é importante ter investimento em uma estratégia de marketing que seja focada no segmento odontológico e que traga resultados verdadeiros para o seu consultório.
Pronto! Agora que você já aprendeu como gerenciar uma clínica odontológica, é hora de colocar esse conhecimento em prática e melhorar os seus resultados na área. Com essas dicas, ficará mais fácil manter seu negócio em bom estado e com um crescimento constante e sustentável.
E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Essas dicas vão ajudar você a gerenciar melhor a sua clínica odontológica? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!