Manter os profissionais de uma empresa sempre motivados não é uma tarefa fácil para os gestores. Geralmente, após as festas de fim de ano, em que muitas empresas entram em férias coletivas, caso o ambiente de trabalho não seja satisfatório, pode acarretar em um desgaste emocional no funcionário logo no início do ano. Estar atento a essa realidade e cuidar da saúde mental dos colaboradores é de extrema importância para a empresa.
Uma equipe forte, engajada e comprometida com a empresa sempre traz benefícios. Profissionais motivados que vestem a camisa conseguem deixar uma corporação no topo sempre que podem. Construir equipes motivadas é um processo que reforça valores e objetivos, estabelecendo uma conexão da empresa e da organização através da confiança.
Digamos que um funcionário que é excelente profissional, sempre produz muito, começa a cair de rendimento. Inicialmente, alguns chefes já cobrariam uma satisfação em um tom não muito amistoso, deixando o profissional ainda mais desmotivado. O importante para os donos de empresa e equipes é conversar com o profissional e entender o que está acontecendo, pois é dentro desse valor que a confiança começa a ser construída.
Mas, afinal, como deixar o seu funcionário motivado? Existem diversas formas de deixar um profissional satisfeito com o seu trabalho, como ambiente organizacional, relação com seu chefe e diretor. Listamos aqui algumas dicas de como deixar o seu colaborador sempre com vontade de trabalhar.
Tenha uma cultura de organização
Diversas empresas deixam seu funcionário cuidar de suas tarefas diárias e organizar sua rotina, e isso pode acarretar em descontentamento e deixar o colaborador mais distante de seu líder. Priorize ambientes que os chefes interajam com seus funcionários de maneira efetiva, escutando e deixando ele o mais à vontade possível. As expectativas e funções, quando bem definidas, aliviam a tensão e a ansiedade do colaborador.
Dar feedbacks sempre que possível
É de extrema importância para o funcionário saber o que seu chefe está pensando, por isso deixá-lo a par de sua relação é extremamente importante. Ofereça feedbacks logo na primeira semana de trabalho, discorrendo sobre as metas do ano que passou e suas expectativas para o ano que se inicia. Isso deixará ele mais motivado e tranquilo em seu cargo ou função.
Buscar separar o profissional do pessoal
Devido à pandemia, o home office se popularizou, e muitos funcionários hoje têm a sua casa como extensão do escritório, o que ocasiona uma junção de suas duas vidas. Oriente o seu colaborador a separar tais funções, e, se for caso, contrate um profissional formado na faculdade de psicologia para auxiliá-lo e entender os problemas. As pessoas precisam ser ouvidas, e, se puder ter isso no ambiente de trabalho, pode acarretar em uma motivação extra.
Sentimento de pertencimento
Profissionais seguros são profissionais satisfeitos; portanto, para que os profissionais se conectem com a empresa, é importante que se envolvam em decisões e que suas ideias possuam relevância dentro da empresa. O importante é que o profissional se sinta parte de algo valioso, pois assim ele terá mais vontade e empenho no trabalho.