Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como garantir mais segurança e promover o bem-estar para os colaboradores

Como garantir mais segurança e promover o bem-estar para os colaboradores

Não importa o segmento que escolheu atuar, sua empresa precisa se preocupar com o bem estar e segurança de seus colaboradores. Essa atitude deve ser primordial, e isso tem um motivo. São seus colaboradores que vão aumentar seus lucros, fidelizar seus clientes e expandir sua marca. Uma importante peça que não deve ser jogada no descarte de lixo eletrônico, mas sim valorizada.

Nesse texto, veremos formas práticas e eficientes para manter a segurança e o bem estar de seus funcionários.

Práticas úteis para conquistar seus funcionários

Como mencionado, montar uma equipe exige muito do gestor, mas, com algumas práticas, seus funcionários estarão dispostos a encarar os desafios como se fossem deles.

Veja agora alguns destes cuidados:

  1. Aplique treinamentos constantes – independente do seu projeto, seja em serviços de manutenção ou instalação de elevador de carga, treinamentos sempre são necessários. Aplicá-los  constantemente, são uma forma de manter a segurança no trabalho e aproximar seu colaborador da empresa, afinal estará pronto para ouvir sugestões.
  2. Comunicação – em tudo na vida é necessário uma boa comunicação. O trabalho do líder é criar esse canal direto com o funcionário, ouvir suas sugestões e reclamações, passar novas diretrizes e acompanhar suas dificuldades.
  3. Vistoria em EPIs – o equipamento de proteção individual é um braço forte no setor de segurança de seus funcionários. Portanto, organize uma vistoria conforme a norma brasileira vigente e certifique-se de avaliar o local de armazenamento também.
  4. Garanta os direitos dos trabalhadores – cumpra as leis corretamente no tocante à direitos de seus trabalhadores. Dê aos seus funcionários a segurança de que serão remunerados como a lei exige e os ajude a entender seus direitos. Estar alinhado com as exigências trabalhistas de seus colaboradores, os deixa confiantes e dispostos a serem mais eficazes.
  5. Bonificações – ao estipular um prazo para o projeto ou meta a ser atingida, bonifique os que cumprirem com antecedência ou baterem a meta proposta. Isso incentiva sem criar competições desnecessárias, afinal o grupo sai ganhando e não o indivíduo.
  6. Conheça seus funcionários – saiba quem são as pessoas que trabalham para você, conheça suas personalidades e comunique-se. Conhecendo o modo que cada um opera, saberá quando um problema afetará o desempenho de seu colaborador. Esteja disposto a ajudar e, claro, cobre o que é necessário e dê o que é esperado.
  7. Promova eventos – eventos festivos são sempre uma saída para um relacionamento mais amigável. Ao bater a meta, pode reunir os gerentes e parabenizar a todos. Um jantar empresarial pode ser oferecido ou, então, crie outras maneiras para um relacionamento afetivo entre funcionários e a empresa.

A aplicação das Normas Regulamentadores é de suma importância

Conheça e se aprofunde sobre as normas brasileiras regulamentadoras (NBR), pois sua empresa precisa aplicá-las em ferramentas, prestação de serviços, projetos e outros itens a serem identificados. Saiba que essa preocupação é fundamental para um bem-estar maior de seu funcionário.

Considere sua empresa uma matéria prima sem forma, que depois de passar pelos processos de usinagem de precisão, começarão a ganhar cor, formato e vida. 

Aplicando esses passos a segurança e bem estar de seus colaboradores estará garantida. Esperamos ter ajudado, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados