Com o crescimento de redes sociais conteúdos costumam ser produzidos e propagados com facilidade. Diversas pessoas usam as redes sociais para dividir o gosto por moda, mas muitas pessoas se perguntam se ainda vale a pena ter um blog de moda.
E a resposta é sim. O lado bom de investir em blog é a facilidade das suas publicações aparecerem em sites de busca, ter controle sobre o conteúdo e se mostrar mais profissional.
Além, é claro, de dar maior credibilidade e reforçar sua autoridade no assunto.
Acompanhe as dicas abaixo para fazer um blog de moda
Se você está convencido de que realmente vale a pena ter um blog de moda, saiba que para que ele dê certo é preciso ficar atento a algumas ferramentas e formas de produzir e divulgar o seu conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas de sucesso para você. Confira:
Escolha uma ferramenta
Com seu nicho e nome do blog de moda definido é importante escolher em qual plataforma você irá criar o seu blog. Há diversos sites para isso, mas o Blogger e o WordPress são os mais conhecidos e recomendados para esse tipo de trabalho.
Apesar do Blogger ser bastante intuitivo e ótimo para quem está começando, o WordPress é muito mais completo, com mais funcionalidades e liberdade criativa. Entre outras vantagens, é possível criar um blog de conteúdo mais simples e adicionar plugins para tornar a experiência do seu leitor no site ainda melhor.
Escolha melhores canais para divulgar seu blog de moda
É muito importante ter as redes sociais como aliadas para divulgar o conteúdo do seu blog de moda.
Identifique quais você tem maior afinidade, onde o seu público está e leve o conteúdo do seu blog para esses canais.
Existe, também, uma técnica muito importante para que seu site apareça nas primeiras páginas do Google. O SEO (Searching Engine Optimization). Essa é uma estratégia utilizada para melhorar o posicionamento de sites para que apareçam naturalmente nas primeiras páginas dos sites de busca.
Planeje seu blog
Para manter seu blog de moda ativo é importante se planejar. Pense nos temas que irá abordar, na sua frequência de conteúdo e como será essa conversa com o seu público.
Coloque metas de curto, médio e longo prazo, desenvolvendo histórias com seu conteúdo de forma que seus leitores sintam-se cada vez mais atraídos pelo que você publica e passem a ser propagadores do seu conteúdo.
Use um programa de afiliados
O programa de afiliados é um sistema de divulgação de produtos e serviços que tem sido bastante relevante para muitos produtores de conteúdo. O influenciador precisa apenas escolher a plataforma que irá se filiar, como Hotmart, por exemplo, escolher o tipo de produto que mais se identifica e que combina com seu canal e público e divulgar o material em seu blog de moda.
Geralmente, as pessoas divulgam o anúncio com um link dentro do blog. A cada venda gerada através do link divulgado pelo influenciador, o mesmo ganhará uma porcentagem de venda, de acordo com o que foi firmado na plataforma.
Siga sua marca
Ser coerente com aquilo que você acredita é muito importante para que as pessoas se identifiquem com seu blog de moda. Ter um nome memorável, um logo que combina com a sua personalidade e com o tema que será abordado é muito importante para ser reconhecido pelo público.
Conteúdo, layout e design precisam estar sempre alinhados. Lembre-se, a identidade visual do seu blog é a porta de entrada e o cartão de visita. Se no primeiro impacto o leitor não se identificar com o que ele, não terá interesse em ler o conteúdo do seu blog de moda.
Use a criatividade em seus conteúdos
Parece ser difícil ser criativo falando sobre moda com tantos blogs dedicados ao assunto. Mas, para isso, é preciso encontrar o seu diferencial. Abordar temas que estão em alta com uma nova perspectiva e dar seu ponto de vista são formas de se destacar de outros blogs de moda.
Aproveite para trazer novos temas, reflexões e perspectivas. Isso é o que vai tornar seu canal único e fará as pessoas se dedicarem cada vez mais por ele.
Ganhe dinheiro
Além de ganhar dinheiro com o formato de programa de afiliados, há outras formas de monetizar o seu conteúdo. O Google AdSense é um bom exemplo. Basta liberar para que o Google mostre anúncios no seu site e você pode ganhar dinheiro cada vez que houver clique no anúncio.
Também é possível fazer negociações de formatos publicitários diretamente com as marcas. Inserir banner no blog, fazer um publieditorial, aqueles formatos de post que recebem patrocínios da marca para divulgar um produto, ou até algum conteúdo institucional.
Para blogs de moda, participação em eventos também acaba sendo uma forma interessante de ganhar dinheiro.
Cobre pela sua presença no evento e acrescente outros serviços como resenha do evento ou produto, live no local, gravação de vídeo. Tudo depende de uma boa negociação, mas as possibilidades são infinitas.