Se é proprietário de uma empresa de aditivos químicos, por exemplo, provavelmente já considerou, está considerando ou já está tentando fazer tráfego pago, não é mesmo? Mas o início pode levar a mais perguntas do que respostas.
Simplificamos os conceitos e reunimos um passo a passo para entender o que é esse conceito e como ele pode ser usado para afetar positivamente seus resultados. Então, se ficou curioso, continue conosco!
Um pouco mais sobre tráfego pago
O tráfego pago é como um multiplicador de torque. Você pode reduzir os esforços do operador sempre que precisar, tendo mais controle e precisão nos ajustes e economizando tempo em seus trabalhos.
O mesmo vale para o tráfego pago. Pois fará essa ativação na hora que lhe convier, bem como o desativará. Como o nome indica, ele envolve custos. No entanto, com as mensagens corretas, o tráfego pago pode ser usado para adquirir clientes e fazer com que chegue no topo dos resultados da pesquisa.
Compreender as diferenças entre os dois tipos de tráfego permitirá que o gestor entenda melhor como se conectar com seus clientes à medida que eles entram na jornada de compra.
Etapas da jornada do cliente
Existem etapas que os clientes tomam ao considerar comprar seu produto. Os profissionais de marketing chamam isso de jornada de valor do cliente. Essa jornada os acompanha pelas seguintes fases:
- Conhecimento;
- Aproximação;
- Inscrição;
- Conversão;
- Excitação;
- Promoção;
- Compra.
Etapas do tráfego pago
- Etapa 1: crie um roteiro
As pessoas que dizem que o tráfego pago não funciona, certamente o fazem sem planejamento. Para evitar armadilhas comuns, como pouca ou nenhuma impressão, gastos excessivos e baixa taxa de cliques, monte um roteiro detalhado.
Baseie-se em KPIs razoáveis, pesquisa de público-alvo completa, uma mensagem de marketing clara e uma lista de personas e canais para divulgá-lo. Isso será uma espécie de balança industrial que equilibrará seu sucesso e seu fracasso.
- Etapa 2: planeje seu orçamento com sabedoria
Um dos maiores erros no lançamento de uma campanha de tráfego pago é a não realização de uma pesquisa adequada logo nos preparativos iniciais. Isso deve vincular-se à criação do roteiro.
Dependendo do setor, o CPC pode variar significativamente. Por exemplo, em eletrônicos, um clique pode custar, em média, US$ 0,74, um gasto bem menor do que se comparado ao setor de seguros, onde o preço médio é de US$ 14,50.
- Etapa 3: crie uma cópia de anúncio vencedor
Já se sentiu enganado sobre um produto ou conteúdo após clicar em um anúncio? Seu público não vai ficar feliz se fizer isso. Prometa e cumpra! Assim terá mais chances de incentivar as ações que deseja.
Qualquer cópia de anúncio atraente é composta por um título direcionado e uma descrição vencedora. O primeiro diz a seus clientes potenciais o que há para eles, e o segundo explica como chegarem lá e então.
- Etapa 4: lance uma landing page eficaz
Agora, imagine-se clicando em seu anúncio. Vale a pena explorar sua landing page? Ele cumpre a promessa que fez? Tem conteúdo claro e todo tipo de mídias (textos, vídeos, imagens, infográficos e etc.)?
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais