A internet possibilitou que qualquer pessoa possa compartilhar seus conhecimentos com desconhecidos através do lançamento de um infoproduto.
Acessíveis e com baixo valor de investimento, os produtos digitais são união das novas oportunidades de negócio que a internet possibilita com essa nova onda de compartilhamento de informações.
Se você quer se aventurar nesse mundo e fazer o lançamento de um infoproduto, mas não sabe por onde começar, acompanhe o artigo até o final!
O que são infoprodutos
Os infoprodutos, ou produtos digitais, são conteúdos especiais que abordam assuntos específicos produzidos e distribuídos em formas online.
Esses produtos digitais podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora, o que gera boas possibilidades de retorno financeiro.
Mas para isso, é preciso escolher o tipo de infoproduto certo, criar um material de qualidade e aprender táticas de como fazer o lançamento de um infoproduto.
Principais tipos de infoprodutos
Cursos online
Para quem tem vocação para compartilhar conhecimento, lançar um curso online é a melhor opção.
Há cursos online dos mais variados assuntos e nicho para todos eles.
Basta ter vontade de ensinar, querer ajudar as pessoas e criar um plano de curso.
E-books
O e-book é um livro virtual que pode ser lido no computador, celular ou aplicativos específicos para isso.
Essa é uma forma de compartilhar conteúdo caso você não tenha familiaridade com as câmeras, ou ainda esteja inseguro com a sua ideia de curso.
Um e-book pode te ajudar a começar e medir como o público recebe o tema.
Além da parte escrita, é preciso elaborar o projeto gráfico, inserir imagens e diagramar o conteúdo.
Webinars
O webinar, ou webinário, é uma palestra ou reunião virtual, que pode ser transmitida ao vivo ou gravada.
Nela, o palestrante faz um “aulão” sobre um assunto específico, geralmente com interação da audiência via chat.
Essa é uma ferramenta muito comum no lançamento de um infoproduto, já que o webinar ajuda a coletar leads.
Mentorias
A mentoria online permite que profissionais guiem pessoas em diversos âmbitos, como finanças, carreira, trabalho e muitos outros temas.
Essas mentorias podem ser feitas de forma individual ou em grupos, via WhatsApp, Telegram ou Facebook.
O intuito é criar uma comunidade e oferecer feedbacks exclusivos, um benefício em relação aos outros tipos de infoprodutos.
Kit de materiais
O kit de materiais permite unir mais de um tipo de infoproduto em uma mesma cesta.
Você pode vender um e-book com um conteúdo em vídeo para auxiliar no aprendizado, por exemplo.
Ou vender um curso online com uma mentoria.
Essas opções enriquecem o lançamento de um infoproduto e costumam agradar uma quantidade maior de pessoas.
Como criar um infoproduto
Investir no lançamento de um infoproduto é uma forma acessível, de baixo investimento financeiro e que pode aumentar a carteira de clientes – e o lucro – da sua empresa.
Se não sabe nem por onde começar, reunimos algumas dicas de como criar um infoproduto aqui:
Pense no que você pode ensinar
O primeiro passo antes de fazer um lançamento de um infoproduto é pensar em quais conhecimentos você poderá passar adiante.
Escolha um assunto que você domina e que tenha muitos insumos e experiência para transformar tudo isso em um infoproduto.
Não basta criar um e-book ou um curso.
Você precisa mostrar autoridade sobre o assunto e responder perguntas sobre o tema para ter um público engajado online, que compre o seu produto digital.
Defina o formato
Depois de definir o tema, é preciso determinar qual tipo de infoproduto combina mais com o seu perfil e o tema escolhido.
Leve em consideração todas as etapas de produção e os principais interesses do seu público.
Produza conteúdo original e de qualidade
Não tem nada pior do que comprar um produto e ele não ser o que você estava esperando, né?
E no mundo dos infoprodutos, ainda há a possibilidade de devolução da compra, caso não tenha atingido as expectativas do comprador.
Por isso, foque em produzir um conteúdo original e de qualidade, para que seus clientes se tornem fãs do seu trabalho, indiquem e te ajude a vender ainda mais!
Escolha a plataforma de veiculação
A melhor forma de veicular o seu infoproduto é através de plataformas específicas de infoprodutos.
Elas permitem a divulgação, venda e transmissão de cursos online, e-books, webinars e outros tipos de produtos online.
Além disso, elas automatizam processos burocráticos, como o pagamento e a entrega do produto, que são feitos de forma automática.
Algumas plataformas, como a EAD Plataforma, possuem recursos de interatividade online que promovem interações entre tutores e alunos, garantindo um ensino à distância estruturado e funcional.
Como fazer o lançamento de um infoproduto
Agora que você já sabe como criar, é hora de entender como fazer o lançamento de um infoproduto.
Separamos três estratégias de venda que podem ajudar a lançar o seu primeiro infoproduto:
Invista em marketing digital
O marketing digital é o principal meio de divulgação, venda e lançamento de um infoproduto.
Para ter sucesso nessa área, é preciso ter uma forte presença digital e um público interessado pelo que você quer ensinar.
Não é preciso ter milhões de seguidores.
Aqui, qualidade é melhor que quantidade.
É melhor ter 500 seguidores engajados que vão comprar de você, do que ter 10 milhões que não compram.
Trabalhe com afiliados
Afiliados são pessoas que ajudam a divulgar produtos e serviços de outras empresas na internet, em troca de uma comissão por cada venda realizada.
Tendo ou não uma audiência fortalecida, trabalhar com afiliados permite engajar e garantir ainda mais compradores para seu infoproduto.
Para apresentar o seu produto, faça um vídeo especial falando sobre a oferta e apresentando o comissionamento de vendas para o filiado.
Normalmente, os produtores oferecem um comissionamento médio de 40%.
Crie campanhas de geração de tráfego
Às vezes, só o engajamento orgânico não é suficiente para o lançamento de um infoproduto.
As campanhas de geração de tráfego incluem campanhas de Facebook Ads, Google Ads e marketing de conteúdo.
Ou seja, é necessário investir em patrocínio para atingir um público maior, que tenha interesse no seu produto e interesse em comprar.
Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!