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Como fazer marketing digital para clínicas de cirurgia plástica

O marketing digital é uma das áreas que mais crescem quando tratamos de negócios de sucesso, mas é possível gerar resultados rápidos utilizando esse método em clínicas de cirurgia plástica? Sim, é possível e necessário aplicar técnicas de marketing digital para alcançar e atrair clientes para as clínicas de cirurgia plástica.

 

Para isso, alguns passos são fundamentais, como planejamento estratégico e aplicação de ferramentas que gerem autoridade e garantam a prova social. Para saber como pode ser aplicado para potencializar negócios na saúde, continue a leitura!

A popularidade da cirurgia plástica e os procedimentos mais buscados

 

O Brasil está entre os maiores em números de consumidores de cirurgias plásticas. Com efeito, foram realizados mais de 1,5 milhão de procedimentos no ano de 2012. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o país ocupa a segunda posição, perdendo apenas para os Estados Unidos.

 

Nosso país voltou a ser o segundo maior em realização de cirurgias plásticas no mundo em 2020, ano dos dados globais mais recentes disponíveis, perdendo, novamente, só para os Estados Unidos.

 

Alguns dos procedimentos  mais procurados são:

 

  • Rinoplastia;
  • Otoplastia (“orelha de abano”);
  • Mastopexia com prótese (levantamento/lifting das mamas e uso de prótese);
  • Mamoplastia de aumento (colocação de prótese de silicone);
  • Mamoplastia redutora (redução de mamas);
  • Lipoaspiração;
  • Abdominoplastia;
  • Reconstrução de mama;
  • Correção de ginecomastia (também chamada de cirurgia de redução de mamas masculina);
  • Correção de cicatriz.

Razões da popularização recente das clínicas de cirurgia plástica

 

De alguns anos para cá, as cirurgias plásticas se popularizaram. Alguns dos motivos para este fenômeno são:

Aumento da renda

 

Um dos motivos para a popularização das cirurgias plásticas foi o aumento da renda da população. Nas últimas décadas, a população brasileira viu sua renda familiar média aumentar.

 

A afirmação se dá pelos dados da Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a amostra, a renda média do trabalhador teve entre maio e julho, a primeira alta significativa comparado ao trimestre anterior desde 2020.

Por isso, acontece um fenômeno de adesão aos procedimentos diferentes da década de 1990 e começo da década de 2000.

 

No cenário anterior somente pessoas de classes mais abastadas e artistas tinham condições de realizar cirurgias plásticas. Hoje em dia, um número mais amplo de pessoas possuem acesso a essa modalidade de tratamento.

Ampliação do público masculino

 

Os homens se tornaram mais receptivos para a ideia de valer-se de cirurgias plásticas quando se veem incomodados com parte da  sua aparência. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos cinco anos, subiu de 5% para 30% o número de pacientes homens que procuraram os métodos estéticos.

 

Entre os procedimentos mais procurados pelo público masculino, pode-se citar a rinoplastia, a blefaroplastia e a lipoaspiração.

Influência dos meios digitais

 

Outra razão que explica o aumento de cirurgias plásticas é o alto poder de influência das mídias e a velocidade de alcance dos meios digitais.

 

O público mais influenciado pelas mídias digitais são os jovens entre 13 e 18 anos. A propósito, a busca desse público jovem por cirurgias plásticas aumentou em média 140%.

Em casos como esse, é imprescindível a autorização dos responsáveis e, orienta-se que seja realizada uma avaliação psicológica antes.

Dicas de estratégia de marketing digital para clínica de cirurgia plástica

 

Com a popularização da Internet, dos computadores e dos smartphones, as empresas precisaram criar um relacionamento mais próximo com seus clientes, respondendo questões, apresentando soluções para problemas e entregando novidades através de chats, mensagens de direct ou em comentários nos sites.

 

Tudo isso foi possível através dos meios do marketing digital é uma maneira de as empresas estabelecerem conexão com seu público-alvo e prestar atendimento personalizado. Além disso, é uma forma de as empresas criarem conteúdo direcionado para quem deseja atingir com seus produtos e serviços.

 

Para ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento da clínica de cirurgia plástica, vale a pena planejar e executar algumas estratégias de marketing digital, como as descritas a seguir.

● Produção de conteúdo relevante

 

Produzir conteúdo relevante e útil para o público-alvo ajuda a atrair visitantes para o site ou blog da clínica. Dessa forma, conquistam-se novos potenciais pacientes, além de auxiliar a gerar autoridade sobre o assunto e, consequentemente, mostrar a competência do cirurgião.

● Apostar nas redes sociais

 

As redes sociais são ótimas para a obtenção de novos pacientes. Através delas permite-se uma relação mais próxima entre médico e paciente, além da oportunidade de divulgação do trabalho.

● Criação de site e blog

 

Um site é hoje, fundamental para a clínica. Trata-se de um espaço próprio, o qual permite que potenciais novos pacientes possam encontrar a clínica e obter mais informações sobre ela.

 

Para isso, invista em um layout inteligente, navegação fácil e carregue rápido.

Ainda é possível criar um blog ligado a esse site, onde se criará conteúdo para sanar dúvidas, estreitar relações e construir autoridade.

 

Enfim, o marketing digital para clínicas de cirurgia plástica, com sua série de estratégias e ferramentas, possibilita que o estabelecimento dialogue de maneira mais direta com um paciente ideal. Assim há um aumento na taxa de conversão e um estreitamento de  relacionamento com o público-alvo.

 

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