Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como fazer a manutenção de equipamentos industriais

Como fazer a manutenção de equipamentos industriais

Seja um projeto de filtro coalescente ou outra unidade de fabricação, nenhuma empresa quer saber de inatividade, não é mesmo? Quando não planejado, isso traz enormes prejuízos financeiros e pode até fazer com que sua empresa perca sua vantagem competitiva.

De acordo com estudos, mais de 80% das empresas sofreram paralisações não planejadas nos últimos três anos. Em média, isso dura até quatro horas. Como resultado, os profissionais estão mais atentos ao planejamento de manutenção de equipamentos industriais. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Substitua regularmente os lubrificantes

Todos os tipos de equipamentos pesados, como compressor de ar pistão, ​​contam com lubrificantes para um melhor funcionamento. Esses líquidos reduzem o atrito em torno das peças, o que, por sua vez, diminui o desgaste. 

Os lubrificantes mantêm o interior das máquinas pesadas limpo, evitando o acúmulo de fuligem.

Tenha em mente o seguinte:

  • Verifique este nível com frequência;
  • Procure o acúmulo excessivo de graxa e vazamentos de vedação de óleo regularmente;
  • Use um lubrificante prescrito no manual do operador;
  • Use a quantidade certa de lubrificante. Com pouca quantidade, você corre o risco de aumentar o atrito e o desgaste. A lubrificação excessiva, por outro lado, acumulará graxa e causará problemas de desempenho.

Limpe bem as máquinas

A limpeza completa é tão essencial quanto a manutenção dos níveis de lubrificante. Infelizmente, a maioria das organizações prestam pouca atenção a esta etapa. Fuligem, sujeira e poeira podem entupir filtros, vedações e outros, diminuindo o desempenho geral ao longo do tempo. 

Certifique-se de verificar cada elemento de sua máquina. A maneira mais fácil de limpar qualquer equipamento pesado é usar uma mangueira de alta pressão, que remova os vestígios de sujeira. 

No entanto, existem algumas partes das máquinas, como correntes e pinos de ferro, que são difíceis de limpar. Sendo assim, pode precisar usar métodos de limpeza especiais, como limpeza a vapor e lavagem ácida, entre outros.

Verifique o desgaste do maquinário

Vários fatores diferentes podem causar desgaste ao longo do tempo dessas peças, incluindo maus hábitos operacionais, acidentes, fatores ambientais e envelhecimento. 

Mesmo que você tome todas as precauções, o envelhecimento acabará por afetar vários componentes. Por exemplo, as correias se deformarão com o tempo, as vedações podem secar ou rachar e os parafusos dobrar ou esticar fora de sua forma original. 

É por isso que devemos verificar todas as peças do maquinário quanto ao desgaste. Isso fará com que a vida útil de Motores elétricos industriais, por exemplo, aumentem.

Juntamente com os componentes mecânicos, verifique também toda a parte eletrônica e os fios elétricos. Altas temperaturas decorrentes de uso prolongado, vibrações provenientes de engrenagens e correias desalinhadas podem danificar certas peças que, geralmente, são cobertas. 

Outros pontos importantes são: os motores de partida, os alternadores e outras peças elétricas, pois, sem elas, a garantia de um bom desempenho cai por terra. Dito isso, agora é só cuidar bem dos maquinários e ter ciência de que tudo sairá como planejado!

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados