Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como evitar o “flop” dos seus posts no Instagram?

Como evitar o “flop” dos seus posts no Instagram?

Provavelmente, você já ouviu falar em flop nas plataformas digitais. É uma expressão comum na internet. Porém, você sabe o que é o conceito representa exatamente?

 

Em resumo, “flopar” significa fracassar em determinado objetivo na criação de conteúdo. Ou seja, não alcançar os resultados esperados quando o material em questão foi compartilhado.

 

Entre as principais plataformas em que o termo é usado com frequência, está o Instagram. Há inúmeros criadores de conteúdos com o intuito de alcançar resultados e relevância expressivos na rede social.

 

No entanto, diversas publicações do Instagram têm pouca ou nenhuma interação, por causa de motivos, como, grande quantidade de concorrentes, mudanças no algoritmo e falta de inspiração.

 

Em outras palavras, vários conteúdos compartilhados no Instagram “flopam”. Com isso, os perfis buscam formas de evitá-lo e fortalecer o nível de engajamento sempre alto. Saiba mais!

O que é “flop” no Instagram?

 

Flop no Instagram é uma expressão usada quando uma postagem ou conta tem um engajamento abaixo do esperado. Ou seja, quando recebe poucos likes, comentários, compartilhamentos e visualizações. 

 

Quando algo flopa no Instagram, significa que não teve o sucesso imaginado em termos de interação dos seguidores ou visibilidade. Então, é uma maneira leve de dizer que determinada ação fracassou.

 

A propósito, a origem do termo flop é justamente essa. Em inglês, a palavra significa falha ou fracasso. Porém, entre os brasileiros, o impacto de dizê-la não é tão pesada quanto entre americanos.

 

Em vez de se sentirem frustrados quando uma publicação flopa, vários criadores de conteúdos ganham motivação para evitar o baixo engajamento em postagens futuras, por exemplo.

 

Vale dizer, porém, que nem toda publicação com pouca ou nenhuma interação está flopada. Tudo depende do objetivo do conteúdo em questão compartilhado no perfil.

 

Se você posta um conteúdo sobre sua vida pessoal em meio a vários conteúdos comerciais, por exemplo, a tendência é que a publicação não tenha um bom engajamento.

 

Até porque, o objetivo de posts casuais em perfis comerciais não é alcançar bons números diretamente, mas humanizar a marca para aumentar a confiança do público em sua proposta.

Como evitar o “flop” das suas publicações na rede social? 5 dicas!

 

Agora que você já sabe exatamente o que é flop no Instagram, como evitar que suas publicações tenham baixo engajamento e visibilidade na rede social? Logo abaixo, listamos 5 dicas valiosas. Confira!

1. Conheça a fundo o público do perfil

A primeira dica para evitar o flop no Instagram não podia ser outra. Afinal, conhecer profundamente o público do perfil é determinante para criar publicações realmente interessantes para seus seguidores.

 

Quando você entende as dores e desejos de quem te acompanha, você pode criar publicações que vão de encontro às suas necessidades. Então, reduz as chances de baixo engajamento.

 

Para isso, realize pesquisas sobre o comportamento do público, analise todas as estatísticas de mercado possíveis ou até mesmo pergunte para os seguidores do que realmente precisam.

2. Calendário de postagens

Se você já usa o Instagram há algum tempo, sabe que a frequência nas publicações faz toda a diferença em seus resultados. No entanto, como ser suficientemente constante na rede social?

 

A resposta é: crie um calendário de postagens. Quando você organiza antecipadamente os conteúdos de determinado período, fica muito mais fácil manter um bom ritmo de posts no perfil.

 

No planejamento, defina os temas a serem abordados, os melhores dias e horários para postar e o momento ideal para deixar cada conteúdo completamente pronto para ser compartilhado.

 

Outra sugestão é salvar todos os insights e bons conteúdos que encontrar no Instagram  em uma pastinha no drive. Nesse caso, você pode baixar vídeos do Instagram e também salvar eles nos favoritos para utilizar como inspiração futuramente.

3. Interação

A comunicação no Instagram não deve ser unilateral, mas sim de mão dupla. Por isso, você tem que interagir o máximo de vezes possível com seus seguidores para evitar o flop de suas publicações.

 

Responda comentários, agradeça o engajamento e incentive a participação do público. Da mesma forma, faça perguntas nas legendas, crie enquetes e responda às mensagens diretas. 

 

Mostre que você valoriza a opinião e a presença dos seus seguidores, criando um ambiente acolhedor. A interação não só ajuda a aumentar o engajamento, mas também constrói um relacionamento mais sólido entre vocês.

4. Hashtags

Para não flopar, as publicações de um perfil no Instagram precisam ser segmentadas. Ou seja, são direcionadas às dores e desejos de um público em específico.

 

Sendo assim, você deve adicionar hashtags em seus conteúdos. O recurso serve para categorizar os posts. Dessa forma, o algoritmo entrega o que você compartilha para usuários interessados no assunto em questão.

 

Porém, é preciso usar as hashtags com estratégia. Coloque apenas de 5 a 10 palavras-chaves relacionadas com o mercado e conteúdo em questão em seus posts. Com isso, o engajamento e visibilidade do perfil tendem a crescer.

5. Análise de resultados

Por fim, é necessário analisar os resultados dos seus posts para evitar o flop em seu perfil. Na aba insights, o Instagram oferece várias métricas de desempenho importantes e você deve acompanhá-las para melhorar sua estratégia.

 

Quando você acompanha indicadores relevantes, como contas alcançadas, impressões e comentários, por exemplo, você consegue identificar erros nas suas publicações.

 

Posteriormente, você pode promover melhorias capazes de aprimorar o nível de engajamento de suas postagens e impedir o flop. Então, monitore periodicamente os resultados do perfil para crescê-lo cada vez mais.

Conclusão

 

Apesar de ser mais uma entre tantas outras gírias nas plataformas digitais, o flop é um conceito bastante útil para crescer no Instagram. Sobretudo, porque tira o peso da frustração de conteúdos que tiveram resultados abaixo do esperado.

 

Em vez de um obstáculo no caminho, o flop ainda motiva as pessoas a encararem o baixo engajamento de uma melhor forma. Então, melhorar os números das publicações futuras.

 

Então, use as nossas dicas e faça cada um dos seus próximos conteúdos alcançarem os objetivos esperados. Ou seja, aumentar os números de curtidas, comentários, compartilhamentos e seguidores do seu perfil do Instagram.

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados