Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como escolher a melhor exchange para investir em criptomoedas?

Como escolher a melhor exchange para investir em criptomoedas?

As exchanges são corretoras especializadas em intermediar negociações entre criptoativos, executando um trabalho similar ao de uma corretora de valores, no que diz respeito às articulações de compra e venda entre os players do mercado financeiro. 

Entretanto, a principal diferença é que as corretoras nesse caso trabalham com foco na comercialização de moedas digitais. Parecendo com o modelo de funcionamento das corretoras tradicionais, as exchanges têm muitos custos relacionados às suas operações, o que exige delas cobrar dos investidores taxas para realizar o trabalho de intermediação no processo de compra e venda de ativos digitais. 

Como as exchanges funcionam na prática? 

Embora elas tenham similaridades com as corretoras tradicionais em relação ao funcionamento, as exchanges tem peculiaridades. Veja: 

  • As exchanges não oferecem ações, mas sim criptomoedas. Algumas dessas empresas disponibilizam também outros produtos e serviços, como soluções de pagamento com cripto; 

 

  • As corretoras de valores são monitoradas pelo Banco Central do Brasil. Esse acompanhamento não ocorre com as exchanges, mas isso não as tornam irregulares; 

 

  • As exchanges funcionam como uma bolsa de valores independente, por isso os valores das moedas digitais podem variar conforme a demanda e a oferta; 

 

  • Ao contrário das corretoras tradicionais que funcionam conforme o fluxo da bolsa de valores, as exchanges costumam trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

O que levar em consideração na hora de contratar uma exchange?

Entenda os principais pontos para considerar ao escolher uma exchange de criptomoedas:

Histórico

Confira as informações básicas da companhia como CNPJ, endereço físico, telefone, etc. Também é importante não deixar de verificar quais os sócios e o passado de cada um deles. Também vale verificar os sites dos tribunais para ver se a empresa tem algum tipo de processo e, caso possua, qual o perfil da ação que a organização responde na justiça. 

Reputação

Verifique a reputação da exchange que você pretende contar como parceira. Para isso, vale pesquisar em redes sociais, sites de notícias, fóruns e Reclame Aqui. Além disso, também é válido conversar com clientes e parceiros. 

Taxas

As exchanges cobram taxas pelos seus respectivos serviços prestados. Por isso, até para avaliar os gastos com o investimento, veja como a empresa cobra suas taxas e os valores. 

Ofertas de criptos

O leque de possibilidades oferecido pelas exchanges pode variar muito, no que diz respeito às opções de criptomoedas. Neste contexto, se você quer negociar uma cripto em específico, verifique se aquela exchange terá um portfólio que atenda sua necessidade antes de fechar negócio com ela.

Liquidez

Não esqueça de levar em conta a liquidez dos ativos na exchange. Em outras palavras, a liquidez é a facilidade com que você consegue converter uma aplicação em dinheiro. 

Carolina Glogovchan

Carolina Glogovchan

Sabe das coisas
Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados