Falar em clínica de reabilitação é algo extremamente delicado para a família, porém, se trata de um assunto importante.
Pensando nisso, fizemos esse artigo para te ajudar a encontrar uma clínica de reabilitação de confiança.
Justamente por causa do grande número de casos, que as instituições desenvolveram ambientes para que essas pessoas possam ser tratadas da maneira ideal.
Uma clínica de reabilitação possui todo o apoio que um paciente precisa para conseguir enfrentar o vício.
Em primeiro lugar, deve-se entender que o vício é algo muito complexo e difícil de administrar, tornando extremamente delicado para o paciente, pois o processo de abstinência não é um período fácil.
Nesse cenário, a clínica de reabilitação surge como uma alternativa para trazer qualidade de vida ao paciente, e torná-lo uma pessoa saudável para ser reintegrado à sociedade.
Continue lendo para entender um pouco mais sobre a importância da clínica de reabilitação.
No Brasil, a empresa referencia para realitação é o site tratamentodealcooledrogas.com.br pois possuem uma longa experiencia na area.
Qual a importância de uma clínica de reabilitação?
O termo reabilitação é definido como assistência por uma equipe capacitada que visa restaurar, preservar ou melhorar as habilidades de uma pessoa em diversas áreas da vida.
Essas habilidades podem ser de natureza física, mental ou cognitiva.
Por isso, uma clínica de reabilitação é composta por uma equipe técnica qualificada para atender pacientes com diferentes necessidades.
O objetivo é sua reintegração à sociedade através de tratamentos para o ajudar a voltar às suas habilidades normais.
Afinal, como encontrar uma clínica de reabilitação de qualidade e confiança?
Primeiramente é preciso conhecer a estrutura do local, para saber se essa clínica possui um espaço tranquilo e seguro para o paciente.
Outro ponto importante para encontrar uma clínica de reabilitação de qualidade é conversar com a equipe, para ter a certeza de que são realmente capacitados para realizar essa tarefa tão importante.
O próximo passo é buscar saber qual tipo de tratamento é realizado na clínica e os medicamentos e equipamentos que são utilizados.
No entanto, deve-se notar que as clínicas de reabilitação não se
especializam apenas no tratamento de dependências químicas (álcool e outras drogas).
Além dessa categoria, existem clínicas de reabilitação física, por exemplo, para pessoas com lesões ou doenças crônicas.
Além disso, existem várias clínicas de reabilitação maiores que lidam com problemas relacionados à ansiedade e estresse, bem como outras condições como TOC, distúrbios alimentares e vários tipos de vícios.
Em geral, cada um deles é colocado em uma posição estratégica com o objetivo de garantir a discrição, paz e tranquilidade dos pacientes.
Além disso, oferecem acomodações e atendimento 24 horas para que seus pacientes possam receber os cuidados de que necessitam.
Para quem mora em são paulo, pode experimentar uma clinica de recuperação em suzano.
Quais profissionais fazem parte da equipe de uma clínica de reabilitação?
Não há regulamentação sobre o número de profissionais ou a especialização da equipe clínica. No entanto, a maioria das clínicas de reabilitação conta com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e, em alguns casos, educadores.
médicos e psicólogos
Os médicos são os profissionais que primeiro vêm à mente quando se pensa em reabilitação.
Seu papel é importante em muitas áreas, por exemplo: solicitar uma série de exames para avaliar melhor a condição física e o que precisa ser melhorado.
Psicólogos e psiquiatras trabalham juntos para desenvolver um plano de tratamento que possa apoiar a saúde mental do paciente. Para tanto, foi feita uma anamnese para compreender os antecedentes deste tema.
O fonoaudiólogo pode atender a uma variedade de necessidades, como dificuldade de se comunicar.
Ao mesmo tempo, os terapeutas ocupacionais ajudam os pacientes a encontrar soluções para realizar tarefas cotidianas simples que, por um motivo ou outro, se tornaram difíceis para o indivíduo devido ao seu vício ou complicações.
Os enfermeiros são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento do paciente, assistência de emergência em caso de queda ou novas circunstâncias.
Nutricionistas e professores de educação física trabalham para promover o equilíbrio físico.
Assim, promovem a nutrição e a reabilitação da saúde por meio da identificação de alimentos adequados para cada tipo de paciente e de uma rotina de exercícios que promova a saúde física.
Por exemplo, o exercício é recomendado para viciados em drogas ou alcool porque estimula a liberação de substâncias neurotróficas e, assim, melhora o funcionamento do sistema nervoso.