Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como é possível consultar o benefício do INSS utilizando apenas o CPF. 

Como é possível consultar o benefício do INSS utilizando apenas o CPF. 

A informatização de determinados processos facilita a vida do segurado do INSS.

Como? Saiba como consultar beneficio inss pelo cpf aqui nesse artigo!

Além de poder fazer solicitações ao INSS pela internet, é possível consultar o benefício do INSS utilizando apenas o CPF.

Hoje, o segurado tem no mínimo três formas de consultar os dados de seu benefício, desde data para pagamento ao valor do benefício. E em todas essas formas, o número de CPF é suficiente, sem necessariamente precisar do número do benefício.

Para que serve o número do benefício? 

Para cada aposentadoria, auxílio ou benefício assistencial, o INSS atribui um número, o chamado NB, ou número do benefício. Esse número identifica o segurado no sistema da previdência e está vinculado ao CPF do aposentado ou pensionista.

O número que identifica o beneficiário também aponta informações como:

  • Data do pagamento;
  • Início do pagamento do benefício;
  • Valor do benefício mensal, por exemplo.

Essa identificação oferecida pelo NB se aplica mesmo aos benefícios “temporários”, como auxílio-doença, auxílio-maternidade, entre outros.

Você precisa apenas do CPF para consultar seu benefício 

Na maioria das vezes, o segurado do INSS apenas tem acesso ao número do benefício apenas após receber a carta de concessão, ou alguma comunicação oficial com a informação.

E sem o número do benefício em mãos, o CPF é a melhor opção para consultar informações previdenciárias. Assim, evita-se a espera por uma carta, e-mail ou outra comunicação oficial e facilita-se o acesso a informações pessoais de alto interesse do segurado.

Como saber se meu benefício foi liberado? 

O INSS oferece três opções principais para você consultar o andamento da solicitação do seu benefício: a central telefônica 135, aplicativo MEUINSS e o website MEUINSS. Através dessas ferramentas você consegue consultar a data de concessão, de início de pagamento e em todas essas opções, o número do CPF do segurado é o ponto de partida para consultar o benefício do INSS.

Como consultar o benefício do INSS com o CPF pelo site? 

O site MEUINSS foi criado em 2018, justamente com o objetivo de facilitar o acesso do aposentado e pensionista às informações sobre o seu benefício. Além disso, reduz o tempo de espera e a lotação em agências físicas do INSS.

Especialmente nos últimos anos, em que o número reduzido de servidores provocou acúmulo de demandas no INSS, consultar o benefício pelo site foi uma excelente alternativa.

Para acessar as informações do seu benefício, precisa seguir alguns passos:

  1. Em primeiro lugar: acesse o portal MEUINSS;
  1. Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”;
  1. Acesse com o CPF e senha já cadastrados – ou realize o cadastro seguindo as instruções do portal.

Ao acessar o portal, você terá à sua disposição, informações como:

  • Carta de concessão;
  • Agendamento de perícias;
  • Requerimentos (novos e em andamento);
  • Cálculos de aposentadoria;
  • Histórico de créditos (comprovante de pagamento do benefício);
  • Processo administrativo (documentação apresentada no pedido do benefício) etc.

Por que preciso do cadastro no Gov.br? 

O Gov.br é um cadastro que unifica o acesso a determinados serviços como oferecidos pelo INSS através do portal oficial, carteira de trabalho digital e seguro desemprego. Através desse cadastro você se identifica e consegue realizar solicitações, com segurança e facilidade.

Como consultar benefícios do INSS pelo CPF usando o aplicativo de celular?

O app do MEUINSS surgiu no mesmo ano que o portal, e pode ser baixado através das lojas de aplicativos oficiais, tanto para Android quanto iOS.

Assim, o segurado tem na palma das mãos todas as mesmas funções e do site, só que em um aplicativo para celular. A aceitação do APP foi rápida, tem aparência que facilita o uso e por isso, todos conseguem tirar o máximo do aplicativo.

Como acessar o aplicativo MEUINSS? 

Você pode fazer o download do aplicativo meu INSS nas lojas oficiais Android ou iOS, observando sempre a compatibilidade da versão do aplicativo com o modelo do seu celular.

Com o aplicativo instalado, você fará login com o seu CPF e a senha já cadastrada, e autorizar o uso de dados pessoais. Sem essa autorização, o aplicativo não poderá te fornecer as informações que você busca.

Logo na tela inicial do aplicativo, após o acesso, assim como no site oficial, você encontrará o número do benefício e a partir daí poderá usar os serviços oferecidos pelo INSS de modo virtual.

Consultar o benefício do INSS com o CPF pelo telefone 

Através do CPF, você também pode consultar informações sobre o benefício através da Central 135.

Ampliando o acesso da população aos serviços do INSS, a Central 135 funciona das 7h às 22h, conforme o horário de Brasília. E para facilitar ainda mais a vida do segurado, a ligação para a Central é gratuita – de telefone fixo e orelhões.

Caso a ligação seja feita por celular, será cobrado o valor referente ao custo de uma ligação local.

Não tenho senha cadastrada no MEUINSS: o que preciso saber? 

Para poder acessar o portal MEUINSS, seja pelo site oficial ou através do aplicativo, o seu cadastro precisa estar ativo. Ao realizar o primeiro acesso, a plataforma irá apresentar algumas questões sobre o seu histórico de trabalho, como por exemplo, última vez em que contribuiu para a previdência e o nome de algum dos seus registros em carteira.

Essas perguntas servem para confirmar a sua identidade. Para isso, ao realizar o primeiro acesso, tenha em mãos carteira de trabalho, RG, CPF e carnês da previdência. Com esses dados, você pode confirmar seus dados no site e finalmente cadastrar uma senha e acessar livremente a plataforma.

Você pode também cadastrar um e-mail e/ou um número de celular, para recuperar a senha em caso de perda do acesso.

Acesse todas as suas informações, apenas com o CPF 

Antes de realizar qualquer acesso, certifique-se de que está visitando uma página oficial do Governo Federal e acessando o aplicativo correto para evitar roubo de dados.

Com o cadastro feito, é só acessar as informações sobre o benefício. Através do MEUINSS você pode inclusive desbloquear o benefício para empréstimos, é fácil, rápido e sem precisar enfrentar filas nas agências.

 

Anderson Wenningkamp

Anderson Wenningkamp

Consultor Comercial & Marketing Novo na comunidade
Profissional atuante em conteúdos de Vendas, Marketing e SEO/ link building.

Cliente atual de SEO: https://www.carreracarneiro.com.br/

Conhecimento e Domínio de técnicas de SEO para posicionamento de termos tecnicos e populares.

You must login to add a comment.

Posts relacionados