Existem mercados que explodem “do nada” e, rapidamente são invadidos com milhares de marcas, deixando-o altamente competitivo. Um dos casos mais recentes é do universo cervejeiro artesanal. As cervejarias tinham coberturas regionais, restritas ao consumo local ou do turismo, mas nos últimos anos elas viraram destaque e invadiram as prateleiras de mercados e outros espaços.
Elas contam com diferentes composições e precisam muito da degustação para alcançar novos públicos, mas como fazer isso de forma escalonada e à distância? Estes desafios são recorrentes aqui na agência sempre que aparece um empresário de serviços regionais em busca do uso da tecnologia em seus projetos.
Abaixo eu vou te passar algumas dicas de como divulgar uma cervejaria e gera mais negócios para a sua empresa. Vamos lá!
Estude seu público
A primeira dica é para você romper preconceitos e investigar de fato quem é o público que consome seu produto. Alguns sabores são mais agradáveis ao paladar feminino, mas não quer dizer que homens não os consomem. Da mesma forma, é muito errado afirmar que só eles gostam de cervejas mais fortes.
Por isso, estudar as características de quem gosta da sua cerveja e fazer campanhas segmentadas são atividades essenciais para ter sucesso em mercados competitivos.
Faça uma pesquisa pessoal ou via aplicativo e tenha a validação pela ótica do
consumidor. Essa vai ser a informação mais valiosa que você poderá captar.
Entenda aqui o que é a jornada do consumidor
Ajuste sua linguagem e estética
Vamos supor que você descobriu na pesquisa anterior que sua marca tem duas opções de cerveja que são favoritas das mulheres, mas que 10% dos homens também gostam delas.
Um erro comum aqui vai ser fazer a campanha na ótica masculina, mas é o que mais acontece.
Primeiro você deve consolidar as suas ações para garantir a manutenção do interesse de 90% dos clientes, que são as mulheres. Neste caso, vale até ajustar as informações do rótulo de cerveja para as necessidades e interesse delas.
Esta etapa não é para cair nos estereótipos de embalagem rosa, não mesmo. Mas é para reforçar informações que possam ser interessantes, inclusive sobre calorias, já que muitas são fissuradas em informações nutricionais.
Daí, os outros 10% que são homens, cabe você avaliar se merece um atendimento diferenciado, um rótulo específico para expandir mercado ou mesmo deixar de lado, já que a oportunidade de ter uma cervejaria de nicho pode ser o seu diferencial de negócio.
Perceba quanto a pesquisa e validação dela são fatores importantes nestes setores super concorridos.
Ações personalizadas
Alguns anos atrás, oficina mecânica era coisa de homem, óleo espalhado para todos os lados e um ambiente nada convidativo. As coisas mudaram, hoje já não é mais assim.
Teve seguradora que criou oficinas exclusivas para mulheres, mais aconchegantes, com informações detalhadas sobre os cuidados com o veículo, com opções de entretenimento e outros benefícios.
O que aconteceu? Muitos homens viram neste tratamento um grande diferencial e optaram também por frequentá-los.
Quero mostrar com isso é que existem diversos preconceitos em nossa sociedade, mas que todas as pessoas desejam ser bem tratadas. E é esse o princípio do trabalho que você fará de divulgação da sua cervejaria artesanal.
Ainda sobre o exemplo acima em que as cervejas sejam consumidas por mulheres, que tal fazer uma ação com promotores em um salão de beleza, em uma feira de bairro ou outros locais em que elas estão em maioria?
Pegue a lista de contatos do WhatsApp da sua empresa e separe entre homens e mulheres e faça campanhas específicas, com coisas de desejo de cada grupo. Alguns podem se interessar por descontos, outros por uma bebida de brinde.
Ao estudar bem o seu público e desejos, você terá mais sucesso nas suas ações comerciais.
Invista nas redes sociais e peça feedback
Romper a barreira regional é o sonho de muitos empresários que podem escalonar a sua produção. Por isso, o primeiro passo é pedir aos seus clientes atuais que acompanhem seus perfis sociais.
Ofereça um desconto ou um brinde para aqueles que curtirem suas páginas e perfis online.
Depois, convide-os a comentar em suas postagens e passar feedbacks honestos sobre seus produtos. Nesta etapa, acompanhe com carinho as críticas e sugestões, elas são valiosas para ajustar suas estratégias. Além disso, cliente insatisfeito que volta e comenta é o melhor testador possível para você e será o responsável por refinar a sua atuação.
De posse dessas informações, tente levar para o seu mercado regional tais estratégias e mapear as facilidades e dificuldades encontradas na divulgação dos seus serviços ou produtos. Depois, com o resultado da pesquisa, muitas outras estratégias vão surgir para alcançar o sucesso.