2021 está chegando ao fim, e junto com ele, já começamos a planejar nossas principais metas e objetivos para o próximo ano, e que elas sejam, claro, no mínimo tão vantajosas, ou até melhores do que o ano que está se encerrando.
Dentre esses planejamentos, sempre colocamos na cabeça algumas metas como aumentar o número de vendas, reconhecimento de sua marca ou número de leads. Essas, são todas estratégias de marketing digital, e utilizadas por diversas áreas, até as mais nichadas, como a de placa de polionda.
Uma das principais estratégias para que sua empresa cresça é o aumento de tráfego dentro do seu site. Este é um pilar importante, que faz com que mais pessoas conheçam sua marca e comecem a acompanhar novidades sobre seus serviços e produtos.
Ter um blog é extremamente útil e vantajoso para o seu negócio, porém, pode ser um pouco complicado e mais difícil do que imagina. Essa estratégia só vai funcionar se conseguir tráfego dentro dele.
Caso contrário, o blog só servirá para explicar melhor seu produto, como luva de vaqueta, mas sem tráfego, dificilmente isso se converterá em vendas ou leads.
Porque o tráfego é tão importante para o seu negócio?
O tráfego é importante para seu negócio porque ele gera um volume maior de pessoas que estão dispostas a consumir e saber mais sobre seus produtos e serviços. Ele é importante, justamente para que seu conteúdo seja visto, e um público maior conheça sua marca.
Um bom blog com um tráfego alto, possui maiores chances de conversão, chamando a atenção de novos clientes e fidelizando os antigos. Ele faz com que você consiga ter uma base fixa de atração, sem precisar gastar muito por isso.
Por mais que exista o tráfego pago que também é benéfico, a maneira mais comum é realizar o tráfego orgânico, de forma que, você consegue atrair novos clientes sem precisar gastar dinheiro com isso.
Como aumentar o tráfego do seu site em 2022?
Existem várias maneiras de aumentar o tráfego e gerar mais audiência para o seu site, o primeiro passo é conhecer bem o seu público e saber mais sobre seus gostos e sua personalidade.
Um conhecimento prévio sobre ele, faz com que você saiba quais temas são necessários abordar dentro do blog que chamaram a atenção. É importante também, ver quais são as dúvidas que eles possuem, muitas delas, podem virar temas e pautas dentro de seu site.
O segundo passo é criar títulos e buscar temas que sejam atrativos para conseguir mais cliques e gerar a atenção do público. Muitas pessoas só começam a ler a matéria por conta do título.
Então, buscar temas que estejam em alta ou sejam diferenciados, e caprichar no título, pode ser uma boa saída para que as pessoas se interessem mais pelo seu artigo.
O terceiro passo tem uma relação direta com isso também, que é justamente prender a atenção do seu público dentro de seu site. Uma vez que você já possui informações sobre as pessoas, já alinhou o tema e produziu o título, vem talvez a parte mais difícil e fundamental, que é justamente gerar um conteúdo de qualidade e que seja do interesse de seus visitantes.
De nada adianta ter uma chamada legal, se o que você produz não condiz com aquilo, é necessário escrever o texto com qualidade, informação e que seja realmente atrativo para o leitor.
Se você está escrevendo sobre o descarte de lixo eletrônico, busque trazer dados, notícias e tudo que pode fazer com que você mostre sabedoria, entendimento e que realmente atraia quem está lendo.
A última dica para aumentar seu tráfego é caprichar nas técnicas de SEO e monitorar continuamente seus artigos. O SEO é fundamental para qualquer blog já que ele faz com que sua página fique em primeiro nas pesquisas do Google.
Por isso, vale a pena investir nele e reproduzir técnicas que são benéficas para seu negócio, utilize as palavras-chave, títulos e subtítulos, coloque links e imagens relevantes, entre outras estratégias.
Também é importante manter o monitoramento contínuo sobre o site, ver quais artigos e textos estão obtendo melhores resultados, e o que você pode extrair deles para que se mantenham no topo ou criar novos que sejam parecidos.
O blog é essencial para qualquer negócio e traz diversos benefícios que podem ser explorados, porém, para gerar mais tráfego a tarefa pode ser um pouco mais difícil, mas extremamente recompensadora.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.