Nenhuma empresa consegue alcançar o sucesso sem ter um bom quadro de funcionários e de colaboradores dispostos a vestir a camisa daquela organização, uma boa equipe faz total diferença no desempenho de uma corporação, e pode ser a peça-chave que determina o fracasso ou o sucesso de um negócio.
Assim como um navio precisa de uma boa tripulação, uma partida de futebol de bons jogadores, um filme de ótimos atores e de uma boa equipe de produção e no supermercado além de uma boa bobina estrela no hortifrúti também precisa de bons atendentes e caixas, uma empresa também depende da totalidade do seu conjunto para dar certo.
O grande problema é que aqui no Brasil, muitos empreendimentos sofrem com o chamado turnover. O nosso país é o primeiro no ranking global que indica a rotatividade de funcionários, de acordo com estudos da Dieese, a média é de 3,79% ao mês de pessoas que largam uma empresa, sendo que em alguns setores específicos esse número pode chegar até 6%.
Lidar com as perdas constantes de colaboradores em uma empresa é algo extremamente negativo para qualquer negócio, ter que arcar com as custas de uma demissão, contratação de novo colaborador, gastos que tudo isso gera, além da reputação e da imagem da sua empresa, sempre é considerado algo negativo.
Então o ideal é sempre pegar talentos que realmente vistam a camisa da sua empresa, que coloquem a mão na massa e que de fato, fiquem por um bom tempo no seu empreendimento, é pensando nisso que no texto de hoje, nós separamos algumas dicas de como você pode atrair e reter talentos em sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!
Seja transparente e claro durante o processo seletivo
Ao procurar uma vaga de emprego, muitos potenciais talentos acabam desistindo justamente pela ausência de clareza durante a sua jornada, se você quer que a sua empresa seja um chamariz para atrair pessoas competentes e não sofrer com os turnovers, procure ser transparente e claro durante todo o processo seletivo.
Especifique de forma detalhada, todas as informações sobre a vaga, quais atividades serão feitas, quais as competências exigidas, qual o salário, possibilidade de crescimento, horário, local e regime de trabalho e por aí vai, muitas pessoas não se sentem atraídas ou até desistem de alguma empresa justamente devido à ausência de transparência durante a contratação.
Seja totalmente sincero, exponha todos os detalhes sobre a vaga, seja coerente naquilo que está sendo exigido e não tenha pressa para selecionar o novo colaborador, tenha paciência e escolha somente aquele que achar que realmente agregará valor para o seu negócio.
Defina bem a função de cada um
Para desenvolver ao máximo o potencial de um colaborador e fazer com que a sua empresa seja atrativa para ele, é preciso determinar uma função específica para ser executada e fazer com que cada funcionário realize as ações referentes aquilo contratado.
Se a pessoa tem facilidade no manuseio de uma câmara fria para açougue, é necessário deixá-la executando justamente essa tarefa, sem enrolações ou fazer com que ela se torne multifunção.
Logo durante a contratação, define as atividades que serão feitas, veja se é do agrado da pessoa e mantenha ela no cargo que ela foi escolhida, ficar mudando o colaborador de função, ou deixá-lo multifuncional dificulta o seu desenvolvimento e pode ser determinante para que ele desista.
Realize treinamentos e invista nos talentos
Ninguém entra em uma empresa sabendo sobre tudo e nem executando a sua função com um alto primor técnico sem nenhum tipo de erro, é natural que os colaboradores tenham dificuldades seja para exercer uma função nova ou até mesmo para desempenhar melhor o seu papel dentro da sua nova rotina, então para melhorar isso nada melhor do que estabelecer uma rotina de treinamentos.
Procure sempre disponibilizar cursos profissionalizantes, rotinas de treinos e estudos e invista nos seus talentos, isso vai mostrar o quanto a sua empresa se importa e deseja contar com os colaboradores para o seu futuro.
Apostar em cada funcionário é essencial para que ele se desenvolva, ganhe confiança, aumente a sua produtividade e se sinta muito mais confortável, afinal, quem não deseja estar em uma empresa que valoriza seus colaboradores e acredita no seu potencial?
Ofereça um plano de carreira
Outra forma de valorização e retenção de talentos é através da oferta de um bom plano de carreira, por mais que no momento, aquele funcionário esteja tranquilo na sua sala em frente ao seu climatizador de ar industrial exercendo sua função, uma hora ele vai almejar voos mais altos e vai querer algo além daquilo que conquistou, e é aí que entra o plano de carreira.
Ninguém quer ficar estagnado realizando a mesma função a vida toda, cedo ou tarde a pessoa vai exigir uma mudança, um desenvolvimento e um up na sua carreira, e o plano existe justamente visando isso.
Ter um plano de carreiras e ofertar para os colaboradores significa que você vê futuro nele dentro da sua empresa, mostra até onde ele pode chegar e até mesmo o que fazer para alcançar o topo, isso mostra o quanto o funcionário é valorizado servindo de motivação e sem dúvidas, um grande impulso para a retenção e até mesmo atração de talentos.
Crie um ambiente propício para o desenvolvimento e invista na boa infraestrutura
Quem não quer trabalhar em uma empresa que tenha um ambiente e uma infraestrutura diferenciada e aconchegante? Com salas espaçosas, computadores e uma internet de alta qualidade, cadeiras e mesas confortáveis e privativas, um espaço comercial grande e espaçoso e até mesmo com algumas regalias.
Um refeitório aconchegante, grande e com diversas mesas, além de uma sala de jogos e de descanso para os funcionários, estacionamento e por aí vai, quanto melhor for a sua infraestrutura mais atrativa sua empresa será tanto na atração quanto na retenção dos talentos, então se atente a todos os detalhes até mesmo ao funcionamento das rodas para paleteiras.
Vale também destacar não só a infraestrutura, mas o ambiente geral da empresa, tenha um espaço propício para o desenvolvimento das pessoas, sem burburinhos, fofocas ou atritos, procure manter um clima organizacional otimizado e bom para qualquer um que trabalhar lá.
Valorize, remunere e dê benefícios aos talentos
Tanto para atrair quanto para reter é preciso saber valorizar o colaborador, para isso, procure oferecer a ele, um salário que seja adequado a vaga que ele está preenchendo, não exija muito caso não vá pagar muito, entenda a média salarial do mercado, e oferte o salário conforme as necessidades e exigências da vaga.
Também invista em benefícios e diferenciais para cada talento, como vale-alimentação, refeição, plano de saúde, odontológico, vale-transporte, creche, academia, entre outros, quanto mais benefícios e melhor o salário, mais atrativa é a sua empresa.
Por fim, não esqueça da valorização constante, dê feedbacks construtivos e positivos, faça elogios constantes segundo o trabalho e até mesmo, forneça algumas premiações por bons desempenhos, lembre-se, o colaborador é o maior valor para qualquer empresa, então saiba administrá-lo da melhor forma possível.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.