Muitos corretores trabalham para vender imóveis e depois acabam tendo de dividir a comissão com a imobiliária. Por outro lado, o dono de uma imobiliária tem de lidar com as responsabilidades de se possuir uma empresa, como pagar tributos, contas de água, luz, telefone e internet, além de investir na divulgação dos imóveis. Para se abrir uma imobiliária, especialistas indicam, primeiramente, planejar a área de atuação.
Há imobiliárias focadas em imóveis de luxo e outras, em casas populares. Também há uma tendência a limitar a área de atuação em cidades ou bairros. Outras focam em imóveis para temporada, venda ou aluguel, escritórios ou apartamentos. É importante pesquisar e mirar um nicho ou uma amplitude do negócio e os tipos de clientes que irão se beneficiar dos serviços propostos.
O segundo passo é entender as exigências legais, como o registro na Secretaria da Receita Federal para o CNPJ, na Junta Comercial, na Secretaria Estadual da Fazenda, além de obter o alvará de funcionamento pela prefeitura do município. Também é essencial fazer os devidos registros perante o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). O Sebrae oferece auxílio no desenvolvimento de um plano de negócio e orientação quanto às responsabilidades burocráticas da empresa.
O ideal é ter uma infraestrutura pensada para o negócio. O espaço físico se torna fundamental para receber bem o cliente e proporcionar um ambiente agradável para os funcionários. Com a onda do trabalho remoto, os escritórios não precisam de tanto espaço se combinar uma rotina de trabalho virtual com os funcionários. Quanto ao atendimento, é crucial alinhar os objetivos e desenvolver uma padronização no contato com os clientes.
É vital para o bom funcionamento da imobiliária que uma boa equipe seja formada. Os profissionais devem estar regulamentados pelo CRECI e aptos a exercer sua função, de acordo com o perfil da imobiliária. Para entregar um serviço adequado, advogados e contadores se fazem necessários. Por exemplo, uma imobiliária que atua com leilão de casas deve investigar pendências judiciais do imóvel e situações irregulares, já que o antigo proprietário pode entrar com recurso na Justiça para readquiri-lo.
Por fim, a estratégia de divulgação dos imóveis entra mais e mais na era tecnológica. É essencial montar uma boa plataforma digital, bem como usar ferramentas como mídias sociais para alcançar o público alvo. É importante também adaptar o conteúdo para o acesso via celular, já que a grande maioria da população está conectada desta maneira à internet. Com esta série de passos, é possível se planejar para abrir uma imobiliária com chances de triunfar.