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Como abrir uma empresa de reciclagem

Como abrir uma empresa de reciclagem

Procurando saber mais sobre como abrir uma empresa de reciclagem? Ou então como abrir uma empresa de reciclagem de óleo e o que precisa para abrir uma empresa de reciclagem?

Certamente, investir em uma empresa de reciclagem pode ser uma boa escolha de negócios. Se administrado de maneira adequada, se tornará um modelo de negócios lucrativo. Além das vantagens de se preocupar com o meio ambiente e com a qualidade de vida.

Atualmente, várias leis incentivam as empresas a usarem produtos reciclados. Ademais, existem outras leis que determinam a responsabilidade pela reciclagem de resíduos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essas questões são os principais fatores para o estabelecimento de uma empresa de reciclagem.

Antes de entender mais sobre como abrir uma empresa de reciclagem, como abrir uma empresa de reciclagem de óleo e o que precisa para abrir uma empresa de reciclagem é necessário diversos estudos sobre o mercado e planejamento de atuação.

O Brasil perde mais de 3 bilhões de reais por ano por não reciclar resíduos sólidos. Embora exista um imenso desperdício, a indústria de reciclagem ainda consegue demandar uma movimentação de cerca de 12 bilhões de reais por ano. Em outras palavras, é um negócio muito lucrativo que ainda ajuda a prevenir danos à natureza.

Veja então os seguintes temas que abordaremos neste artigo:

  • Como abrir uma empresa de reciclagem;
  • Como abrir uma empresa de reciclagem de óleo;
  • O que precisa para abrir uma empresa de reciclagem.

1- Como abrir uma empresa de reciclagem: Identificando a Matéria Prima

O primeiro de como abrir uma empresa de reciclagem, é determinar o tipo de matéria-prima (se for resíduo) que a empresa usará: um determinado resíduo em específico ou mais opções, abrangendo diversos materiais.

Para escolher a melhor opção nessa caminhada, ou seja, a mais vantajosa para o negócio, é importante considerar três fatores: capital de giro de estoque, taxa de cobertura de estoque e nível de atendimento ao cliente.

A taxa de giro de estoque indica se o capital investido foi recuperado por meio de vendas. A cobertura do estoque indica se o estoque pode cobrir as vendas. O nível de serviço ao cliente indica se a empresa pode atender rapidamente às necessidades do cliente.

É muito importante para quem deseja saber como abrir uma empresa de reciclagem, como abrir uma empresa de reciclagem de óleo ou o que precisa para abrir uma empresa de reciclagem que o empresário deve avaliar se as matérias-primas proporcionarão a possibilidade de manter um estoque mínimo para atender seus clientes e se eles não reterão o estoque por muito tempo. Portanto, para minimizar o impacto no capital de giro, o estoque de matéria-prima deve ser minimizado.

2- Como abrir uma empresa de reciclagem: Exigências legais

Um dos principais passos de como abrir uma empresa de reciclagem é compreender sobre as exigências legais de seu negócio. Para montar o empreendimento e legalizá-lo, o empresário deve comparecer a prefeitura onde a empresa será aberta.

A consulta que será realizada, servirá para verificar se é permitido abrir uma empresa de reciclagem no local selecionado.

Além disso, antes de registrar o nome e a marca da empresa, o empresário deve verificar junto à Comissão de Comércio ou Cartório Notarial e ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) se o nome esperado foi utilizado.

Para montar a empresa também são necessários:

  • Solicitação do CNPJ;
  • Solicitação da inscrição estadual;
  • Alvará de licença;
  • Matricula no INSS;
  • entre outros.

Fora todas as considerações anteriores, é preciso consultar a legislação para verificar quais leis e normas devem ser seguidas para a atividade exercida.

3- Como abrir uma empresa de reciclagem: O que será preciso para começar

Neste caminho. você precisará pensar em mais algumas competências. Então continue lendo para saber o que precisa para abrir uma empresa de reciclagem:

Estrutura Adequada

Outro fator crucial sobre o que precisa para abrir uma empresa de reciclagem é ter uma estrutura adequada para o projeto. Existem alguns padrões recomendados pelo SEBRAE, como:

  • 1.000m² para reciclagem de papel ondulado ou de escritório;
  • 1.500m² para reciclagem de plástico filme e pet;
  • 700m² para reciclagem de pneus.

Entretanto, sabemos que cada organização possui uma característica em especial, portanto esses números podem sofrer algumas alterações.

Equipamentos

O equipamento necessário para o funcionamento de uma recicladora depende do tamanho e do tipo de material a ser reciclado. Sendo assim, é outra questão que devemos pensar.

Por exemplo, para papel, são necessários:

  • Calandra;
  • Corrugadeira;
  • Balanças;
  • Seladora;
  • Prensa hidráulica;
  • Guilhotina industrial.

Contudo, para pneus, os equipamentos necessários são:

  • Trituradores;
  • Autoclaves;
  • Peneiras.

Por outro lado, para reciclar o plástico, é necessário adquirir:

  • Prensa;
  • Moinho;
  • Extrusora;
  • Triturador;
  • Aglutinador;
  • Centrifuga;
  • Batedor.

Inegavelmente, o investimento para a constituição de uma empresa de reciclagem depende da decisão do empresário, tais como: se o local é próprio ou alugado; se o equipamento é novo ou usado; o número de funcionários; etc.

Em valores estimados, é possível concluir que para desenvolver este projeto, seriam investidos cerca de R$ 125.000,00 e já para plástico cerca de R$ 210.000,00. Enquanto para como abrir uma empresa de reciclagem de óleo, algo em torno de R$ 50.000,00.

Organização de Funcionários

Quando pensamos em como abrir uma empresa de reciclagem, ou então como abrir uma empresa de reciclagem de óleo, logo se entende que precisaremos contar com um pessoal para trabalhar conosco em nosso projeto.

Os profissionais que pensamos de antemão são:

  • Administrador;
  • Encarregado de produção;
  • Operador de máquina;
  • Auxiliar de produção;
  • Motorista;
  • Vigia;
  • Ajudante de carga e descarga;
  • Representante comercial.

E claro, para otimizar seus resultados, não podemos esquecer da terceirização contábil. Vejamos mais sobre o assunto.

Como garantir que minha empresa está totalmente formalizada estará uma boa gestão?

Então, agora que já apresentamos algumas etapas, temos certeza que você gostaria de alavancar suas vendas, além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, estando em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa de reciclagem, e terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Bem para encontrar o melhor escritório de contabilidade para ter maior segurança em sua jornada de como abrir uma empresa de reciclagem, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Escritório com atendimento online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras
  • Empresa de contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Da preferência para um bom custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta para dar início ao seu sonho.

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Mas conforme for recebendo isso, você tem poder de escolher o que é melhor para escritório de contabilidade que irá se adequar à sua necessidade!

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