O principal serviço de uma corretora de seguros é a prestação de corretagem nos mais diversos tipos de seguros, como o seguro de imóveis, de carros e outros bens. Além do mais, também é possível encontrar seguros como o de vida. Essa modalidade de seguro contabiliza pelo menos 4% da quantidade de seguros que são contratados em nosso país. Isso porque o mercado está em constante expansão, de modo que o crescimento no número de corretoras foi exponencial. Nesse caso, se você quer saber como abrir uma corretora de seguros, saiba que está no lugar correto.
Isso porque, no presente texto, iremos trazer algumas dicas para quem deseja abrir uma corretora de seguros, assim como informações de grande relevância, que devem ser vistas antes de entrar no negócio. Portanto, quem quer saber como abrir uma corretora de seguros deve ficar atento a todas as informações que reunimos no texto abaixo. Sendo assim, se esse for o seu caso, recomendamos continuar a leitura até o final para ficar a par de todas as informações importantes que reunimos sobre o tema, assim como tirar qualquer dúvida remanescente.
Como é o mercado de corretora de seguros?
Como dito anteriormente, o mercado de corretagem de seguros enfrenta um de seus melhores momentos, tendo em vista que esse tipo de negócio está diretamente ligado a inflação. Com isso, devido ao fato dela estar em alta, a corretagem também está seguindo o mesmo patamar e assim, os seguros passam a fazer parte da vida de qualquer pessoa que se preocupa com o seu futuro e de seus bens.
Uma das modalidades de seguro que mais cresce no nosso país é o de vida. Em segundo lugar, temos os seguros relacionados a previdência privada. Em terceiro, temos o seguro de veículos e por último, os seguros de saúde. Logo, o cenário atual dos seguros deixa em evidência a preocupação dos brasileiros com a sua vida e os seus bens, de modo a buscar proteção através dos seguros.
Quais são as modalidades de seguros com melhores previsões de crescimento?
As pessoas estão bastante focadas em proteger o seu futuro. Para isso, aos poucos estão largando as modalidades de previdência comuns, como a aposentadoria por idade e outras obrigatórias. Agora, a tendência é o investimento nas previdências complementares, de modo que os segurados tenham mais segurança na velhice e possam desfrutar de um benefício com valores que correspondam com a sua renda enquanto trabalhador.
Dessa forma, um dos tipos de seguros que mais apresentam tendência de crescimento é a previdência complementar. Além do mais, outro fato que corrobora essa busca elevada pela previdência complementar é justamente a curva populacional brasileira, onde as pessoas com idade acima de 60% estão em ascendência. Com isso, em breve será possível verificar maior incidência de aposentados contribuindo com os impostos da aposentadoria dos idosos do que os jovens.
Produtos “Em vida” disponibilizados pelas corretoras de seguros
Conforme vimos anteriormente, um dos produtos “Em vida” mais populares que as corretoras de seguros oferecem é a previdência complementar. No entanto, outro tipo de produto que chama bastante atenção das pessoas é o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres). Esse plano funciona de forma semelhante a uma aplicação, onde o usuário irá depositar os valores no fundo, e em qualquer momento da sua vida poderá fazer o resgate da quantia depositada. No entanto, essa modalidade de aplicação gera impostos que deverão ser pagos quando o usuário decidir fazer o resgate.
No entanto, se você não quer pagar impostos, saiba que o VGBL (Plano Vida Gerador de Benefício Livre) é a melhor opção. Isso porque o seu funcionamento se dá igual na poupança, onde o usuário poderá contribuir com um valor fixo por mês e na hora de fazer o saque, não é necessário pagar nenhum tipo de imposto.
Outros produtos disponibilizados pelas corretoras de seguros
Além dos citados anteriormente, as corretoras também oferecem outros produtos em caso de doenças, acidentes, morte, etc. Nesse caso, os seguros de vida são os mais procurados pelos clientes. Em seguida, temos os seguros de automóveis, que também são o foco da maior parte dos clientes de uma corretora. Isso porque, se o seu carro deu no poste, com certeza você vai precisar da assistência de uma corretora para cobrir todos os prejuízos suportados pelo veículo. Sendo assim, para como forma de minimizar os perigos de acidentes, furtos e roubos de veículos, os proprietários buscam os seguros.
Quais são os principais fatores que aumentam a competitividade de uma corretora de seguros?
Sabemos que a competitividade está presente em praticamente todos os segmentos empresariais, pois dificilmente você vai encontrar uma empresa que atue em regime de monopólio. Nesse caso, você deve se atentar a alguns fatores para melhorar a sua concorrência, são eles:
Capacidade de produção: esse fator está diretamente ligado a capacidade de atender a todas as necessidades dos seus clientes;
Estrutura: a estrutura corresponde a toda a parte física e serviços prestados pela corretora. Portanto, quanto melhor ela for, maior será o nível de fidelização dos clientes;
Inovação: outro fator muito importante é a inovação nos produtos e serviços prestados pela corretora de seguros. Isso a posiciona no mercado e faz com que a marca crie autoridade.
VEJA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio
Como abrir uma corretora de seguros?
Agora que você já sabe todos os pontos importantes, é necessário aprender como abrir uma corretora de seguros.
Em primeiro lugar, você deve habilitar o corretor através da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP);
Em seguida, você deve verificar se o nome da corretora de seguros está disponível para uso. Nesse caso, basta ir até uma junta comercial para fazer a verificação;
Finalmente, você precisará apenas cadastrar a corretora de seguros na Federação Nacional de Corretoras. Cumpre destacar que ela deve ser cadastrada como Pessoa Jurídica.
Além do mais, você deve se atentar a uma série de regulamentos, portarias, decretos e leis para funcionar corretamente. Portanto, ao abrir a sua corretora, verifique toda a normatização que é responsável disciplinar a atuação dessa modalidade de empresa.