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Como a inteligência artificial pode impactar seu e-commerce?

Como a inteligência artificial pode impactar seu e-commerce?

O avanço da tecnologia tem trazido diversos impactos benéficos a toda esfera social, notícias e informações que antes demoravam dias e até meses para chegar aos destinatários, se propagam em questão de segundos nos dias atuais.

No setor empresarial não é diferente e os empreendedores que entenderam isso, estão há milhas de distância das empresas que ainda relutam em não se adaptar aos avanços tecnológicos.  

As empresas de automação industrial, por exemplo, são empreendimentos que faturam alto unificando estratégias a equipamentos e técnicas digitais para auxiliar outras organizações com o aumento produtivo, redução de custos e automatização de processos.

Em outras palavras, a inteligência artificial gerada por esses avanços, têm sido cada vez mais aprimorada e inserida para efetuar melhorias empreendedoras em diversas empresas, como o aumento na produção e no fluxo de vendas. 

Mas se engana quem pensa que a inteligência artificial pode ser implementada apenas no processo de produção dentro das empresas, pois quando inseridas em estruturas online, como o e-commerce, tem mostrado um enorme potencial.

Por esse motivo, trouxemos dicas de como a inteligência artificial pode impactar no seu e-commerce. Vamos lá?

Inteligência artificial

Para entender os impactos gerados por ela é necessário primeiramente entender como funciona. A inteligência artificial é um sistema que permite dar “vida” a máquinas e coisas, com a finalidade de reconhecer padrões, analisar possibilidades e apresentar soluções.

Em indústrias, por exemplo, a falta de energia elétrica pode prejudicar o processo de produção, por esse motivo essas organizações utilizam um gerador de energia, que fica de standby, e é acionado automaticamente quando há quedas elétricas.

Esse processo que ocorre automaticamente, só é possível por causa de uma inteligência artificial que é implementada para atuar nesse processo quando necessário. 

Inteligência artificial e e-commerce

As pessoas preferem cada vez mais comprar online, dessa forma, o comércio eletrônico tem crescido de forma acelerada.

Para se ter uma ideia dessa dimensão, segundo a NZN Intelligence, 74% das pessoas preferem fazer compras pela internet. Aplicando essa porcentagem sobre a população brasileira, estima-se que 155,4 milhões preferem comprar online.

Por esse motivo, foi necessário o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial para auxiliar esse mercado e as aplicações podem ser efetuadas de várias formas no e-commerce, como demonstraremos a seguir.

Análise de comportamento

Com a inteligência artificial, é possível realizar análises dos históricos de ações dos consumidores na internet. E a partir dos resultados, a empresa consegue ter uma previsão sobre as tendências de comportamento de seus clientes.

Digamos que uma pessoa esteja fazendo uma reforma em casa e nos últimos dias ela tem pesquisado na internet sobre utensílios de toalete como box blindex para banheiro, a inteligência artificial vai atuar enviando essas informações para o vendedor.

Com essas informações o vendedor consegue atuar da melhor forma para fazer com que esse cliente feche a venda com ele.

Engajamento

Com análises eficientes sobre o comportamento dos clientes é possível criar conteúdos personalizados que sejam realmente relevantes para esse público. 

E dessa forma, engajar os clientes com informações interessantes focando em suas necessidades e desejos. E assim, será mais fácil de conquistá-los, o vendedor saberá quais estratégias utilizar para atraí-los e deixá-los satisfeitos.

Atendimento

Além de facilitar o atendimento personalizado, a inteligência artificial pode promover um grande auxílio no atendimento, através dos chatbots, mecanismos que permitem ao cliente tirar dúvidas mesmo quando não há uma pessoa disponível.

Dessa forma, a empresa permanece 24 horas à “disposição” do cliente, que se sente mais impulsionado para finalizar uma compra. E todas essas técnicas unificadas, implicam na otimização da experiência do cliente, que fará sua empresa referência.

Agora que você já sabe como melhorar a experiência do seu cliente, o que acha de colocar em prática no seu negócio?

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

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