A pandemia mudou bastante o mercado de trabalho, pois, houve um grande número de procura por profissionais da área da saúde, mas, em relação ao RH não houve um efeito muito negativo.
Como mencionado, houve uma grande demanda para profissionais da área da saúde, exatamente por causa da COVID, enquanto, certas áreas do tiveram perdas. Devido a empresas fecharem ou aderirem ao sistema home office.
E dois anos depois da pandemia, embora haja alguma melhoria, em relação a forma de trabalho, a pandemia ainda assombra a humanidade, e assim, afeta o RH fazendo -o se adaptar para sobreviver.
Hoje iremos ver como está o mercado de trabalho na área de recursos humanos para o ano 2022. E se você planeja ingressar no RH, seja com uma empresa que produz pallet descartável ou uma loja de perfume, esse artigo deve ser lido.
Como o mercado de trabalho para RH realmente está agora?
O setor do RH teve no início da pandemia, em 2020, cerca de 49% dos profissionais demitidos. Atualmente, as empresas estão realizando um investimento para ver o que é mais importante para o seu negócio.
Por exemplo, uma agência que produz o filtro coalescente, pode achar que um funcionário de RH é o suficiente e acaba demitindo o resto da equipe, deixando um funcionário apenas para lidar com a situação.
E um profissional não terá condições de fazer todas as funções pedidas, como por exemplo, ver contratações. Há um grande número de pessoas desempregadas, e muitas pessoas mandam os seus currículos todos os dias.
Uma pessoa no RH não terá condições para avaliar tudo e todos. Especialmente, se a vaga em questão tiver uma certa urgência. Não quer dizer que todas as companhias estão botando pressão no pessoal do RH.
E se não tiverem que cortar o pessoal do RH, então, vão pedir para o grupo do RH demitir certos grupos na empresa. E isso vai continuar até a pandemia acabar oficialmente.
O RH ainda é necessário?
Apesar do que falamos acima, sim, o RH ainda é bastante necessário para qualquer empresa. Por exemplo, uma companhia que distribui compressor de ar odontológico criou um jornal interno para os funcionários.
E essa decisão ajuda a melhorar a comunicação entre funcionários e a empresa, mas apesar de ainda ser necessário. A pandemia realmente torna difícil para certos estabelecimentos ficarem abertos.
Para concluir, sim o RH é vital para qualquer empresa, mas em meio a essa pandemia, e todas as consequências que a COVID trouxe para o mundo. Sim, o RH é vital, mas o desemprego e incertezas ainda assolam esse país.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o mercado de recursos humanos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais