Um código de barras EAN-13, ´European Article Number´ em inglês, é um padrão de 13 dígitos que é utilizado no Brasil e em vários países, exceto EUA e Canadá. Se você não está vendendo o seu produto nos Estados Unidos ou no Canadá e estritamente fora desses países, você deve usar o código de barras EAN-13.
O UPC ou código de produto universal, pode ser lido em todos os países que adotaram o código EAN além de Estados Unidos e Canadá. UPC significa Universal Product Code. É um número de 12 dígitos que está associado ao seu produto. Este modelo de código é utilizado nos EUA e Canadá, como dito anteriormente. Todo produto precisa de um código de barras EAN-13 para ser comercializado.
Para colocar o código de barras no seu produto, você pode imprimir uma etiqueta ou você pode incluir a imagem na embalagem para o produto. Depois de colocar o código de barras, você vai precisar se comunicar com o varejista sobre o produto e qual o número atribuído a ele. Não há nenhuma transferência de dados a partir um banco de dados. Você deverá instruir o varejista a respeito dos seus produtos.
- Nome do Produto
- Descrição do produto (tamanho, peso, cor, etc.)
- Informações do fabricante
- Preço de Venda
- UPC / EAN
O varejista vai colocar toda esta informação em seu ponto de venda e no sistema do estabelecimento. Quando você vender seus produtos para um atacadista ou varejista, eles terão que preencher uma folha de informação do produto.
Uma das coisas que você deve colocar nessa folha é a sua empresa e informações sobre o produto, incluindo o número do código de barras EAN-13. Então, o atacadista ou varejista incluirá esta informação em seu sistema de informação. Então, este computador fará os registros dos produtos.
O caixa verifica o item e a informação aparece. Toda vez que uma imagem é digitalizada e o produto vendido, o computador deduz o número de itens vendidos no seu inventário. Você precisará de códigos de barras para cada produto diferente. Se você está vendendo sapatos, você precisa de um para cada estilo, cor e tamanho.
Se você está vendendo refrigerantes, precisará de um código para cada litro, tamanho e sabores diferentes. Cada variação precisa de um código de barras único.