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Código de Barras EAN-13: Descubra Sua Importância no Mercado de Vendas Online

Código de Barras EAN-13: Descubra Sua Importância no Mercado de Vendas Online

Fonte: Imagem do acervo do site Pixabay. Créditos: Romano Walloy.

Em tempos de pandemia, muitas foram as mudanças que ocorreram em nossa sociedade. Algumas empresas fecharam e outras tiveram que se adaptar ao novo normal.

De acordo com uma pesquisa da Ebit/Nielsen, empresa parceira da Elo, as vendas online tiveram um aumento de 47% em seu faturamento no primeiro semestre de 2020.

Isso significa que quem está fora do meio digital está fora dos negócios.

Mas, você deve estar se perguntando, o que vendas online tem a ver com código de barras EAN-13?

Para responder  essa pergunta, é necessário que você saiba algumas informações essenciais sobre o que é código de barras EAN-13, para que serve e como pode alavancar as vendas de sua empresa com seu uso:

O que é o código EAN-13

Criado pela GS1 Europeia, uma organização sem fins lucrativos, o EAN-13 é um código de barras de origem EAN (European Article Number) e que tem como objetivo registrar e identificar o maior número de produtos possível de forma individual.

Por ser utilizado em todo o mundo, a GS1 padronizou sua estrutura em 13 dígitos, de modo a facilitar a visualização e interpretação das informações, como no exemplo abaixo:

 

7898357410015

  • GTIN-13, numeraçã com 13 dígitos, exclusivo para cada intem comercial, deve ser atribuído pelo detentor da marca do produto.
  • O código de barras EAN-13 é a combinação do número do código de barras (GTIN) e a imagem das barras.
  • 789835741 = Prefixo GS1 de empresa licenciado pela GS1 US, pode conter de 07 a 11 dígitos. Essa definiçã acontecerá no momento da filiação da empresa.
  • 001 = Numeração de cada item comercial. A quantidade varia de acordo com o prefixo que antecede.
  • 5 = dígito verificador.

Para que serve o código EAN-13

Antigamente, as vendas de produtos eram realizadas de modo muito mais simples, considerando o fato que a quantidade de produtos era bem menor que a atual e não existiam vendas virtuais.

Graças à ascensão da tecnologia e o avanço da globalização, a produção das empresas se tornou mais veloz, dando aos clientes opção de compra e pagamento instantâneos.

Com isso, a identificação dos produtos por meio do código de barras EAN se tornou crucial na negociação de mercadorias.

De modo simples, o código EAN-13 serve para que seja realizada a identificação individual de cada produto. Além disso, é utilizado com frequência por vários e-commerces espalhados pela web.

Importância do código EAN-13 na venda online

Você já deve ter ouvido falar sobre marketplace, que é uma espécie de shopping center virtual, onde várias lojas ficam concentradas no mesmo site e disputam a concorrência do público.

Caso não tenha ouvido, com certeza se lembra de marcas como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Buscapé. Esses são alguns nomes de marketplaces famosos pelo país.

Alguns marketplaces só liberam a comercialização de mercadorias em seu domínio caso as empresas parceiras aceitem comprar o código EAN-13 para cadastrar seus produtos no site.

Fora a questão burocrática, ainda existe a questão da competitividade dentro das plataformas.

Caso você não cadastre o código EAN-13 nos produtos, é bem provável que seu posicionamento caia bastante na página, sendo levado para as últimas posições dentro da plataforma.

Já se tratando da estratégia de marketing de vendas dos e-commerces, não possuir um código poder trazer diversos prejuízos aos negócios.

Muitas empresas duplicam um produto no site com a intenção de aumentar a visibilidade de suas mercadorias e, quando se usa o mesmo código EAN-13 para vários anúncios, a otimização esperada simplesmente não funciona.

Por último, a utilização do Google Shopping por e-commerce só é permitida caso os produtos tenham seu código EAN registrados. Sem isso, a comparação de preços com os concorrentes, feita pelos clientes, fica impossibilitada. Consequentemente, existe uma queda no faturamento da empresa.

Vantagens de comprar o código EAN-13 para registrar produtos

É claro que a prática de registro do código EAN-13 não foi  instalada no mercado mundial apenas por questões técnicas, e sim porque sua utilização trouxe diversos benefícios e vantagens ao mercado global.

Considerando esse fato, confira 6 dicas de como o registro de códigos EAN auxilia no dia a dia de uma empresa:

  1. Organização do estoque

Ao trabalhar em grandes centros de distribuição, em que existem diversos produtos diferentes e, ao mesmo tempo, uma quantidade enorme de produtos semelhantes, é de extrema necessidade que sejam inseridos os códigos EAN em toda a mercadoria.

Dessa forma, a identificação, entrada, saída e distribuição de mercadorias se torna muito mais prática e efetiva.

  1. Otimização de vendas

Como dito anteriormente, a estratégia de marketing de vendas dos e-commerces está muito baseada na duplicação de produtos de mesma característica, para otimizar a busca pelas mercadorias dentro do site e assim conquistar um número maior de clientes.

  1. Controle de prazos

Não são apenas comércios digitais que se utilizam do registro de produtos.

Quando alguma empresa necessita que seu produto que entrou a mais tempo sai quanto antes, ela se utiliza da prática de comprar o código EAN-13 e registrar a mercadoria para facilitar esse processo.

Como exemplo, temos lojas de roupas, calçados, brinquedos ou supermercados, isto é, locais de comercialização de produtos com data de validade.

  1. Segurança no registro de produtos

Ao se trabalhar de modo manual, todos estamos sujeitos a falhas. Podemos digitar um código de produto errado e prejudicar toda nossa organização, não é mesmo?

Registrando os produtos com código EAN, esse índice de erros tem uma queda gigante e faz com que se gaste menos tempo com atividades que podem ser realizadas com auxílio da tecnologia.

  1. Padronização

Ainda considerando o fato de trabalhar em grandes organizações, com muitos produtos que necessitam de registro, o código EAN-13 facilita muita a vida do gestor que cuida da parte de distribuição de mercadorias.

Pois, com o registro uniforme de produtos de mesmo tipo, é criada uma padronização dentro da empresa, facilitando a divisão, separação e expedição de mercadorias dentro da organização.

  1. Auxilio na expedição de produtos durante o cross docking

Cross docking é uma prática de distribuição, em que a chegada da mercadoria no estoque e sua expedição são realizadas de modo bastante rápido, com o intuito de não manter um estoque fixo de produtos no armazém da empresa.

O código de barras EAN-13 faz com que esses produtos sejam expedidos com uma velocidade incrível e torne o deslocamento da mercadoria cada vez mais eficiente.

Como comprar o código EAN-13

Existem várias empresas que oferecem códigos de barras para venda.

Apesar de ser possível gerar o próprio código de barra EAN-13, a incerteza de não funcionamento e de atraso na comercialização faz com que tenhamos a preferência por comprar esse serviço de terceiros.

Mas a pergunta que fica no ar é: onde eu posso comprar código de barra EAN-13 sem preocupação?

Bom, a resposta para esse dilema é fácil!

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Desse modo, poderá comercializar seus produtos em diversos marketplaces e fazer seu faturamento mensal aumentar de modo dinâmico.

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