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Cliente de quatro patas

Cliente de quatro patas

https://exame.com/casual/com-roupas-acessorios-e-gadgets-mercado-de-luxo-pet-cresce-no-brasil/

Que animais de estimação sempre fizeram parte da família não é necessariamente uma novidade. Mas com o confinamento durante a pandemia este fato alcançou um patamar ainda mais alto. Uma pesquisa realizada em junho deste ano pelas empresas DogHero (plataforma online que conecta quem tem pet a uma comunidade de anfitriões) e Petlove (site de produtos e serviços para pets), revelou que 54% dos entrevistados adotaram um pet durante o período pandêmico. O levantamento tem abrangência nacional e foi feito com 2.665 indivíduos.
A grande verdade por trás disto é a importância que o cuidado ganhou na atualidade. A pandemia mudou os hábitos do consumidor – e o mercado respondeu à esta demanda. Todas as ações que proporcionam bem-estar e saúde ganharam outra dimensão. Esta é uma das razões que explicam a entrada dos pets nos lares durante o período de isolamento. Outro fato é que aumentou o número de pessoas que não pretendem ter filhos. Além disso, o pet é uma antiga paixão do brasileiro!
O mercado pet vai muito além de alimentação e caminhas. Chega até grifes importadas e nacionais – que já se antenaram na tendência. Chega aos consultórios veterinários, onde já há planos específicos de chekup. Chega ao mundo digital, com chips de localização e aplicativos que cuidam da saúde e identificação (isto mesmo: self id do pet através do focinho). E qual é o limite? O mercado está longe de descobrir.

Ficar de olho no comportamento do consumidor é estratégico e pode apontar para negócios bastante interessantes. Pra quem já aproveitou a onda do “tal pai tal filho”, chegou a hora de aproveitar a onda do “tal pet tal filho”.

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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