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Cinema x moda: das telonas para as ruas

Cinema x moda: das telonas para as ruas

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O cinema exerce influência constante na moda, lançando tendências que tomam as passarelas e as ruas. Nas últimas décadas, essa relação tem se intensificado, tendo em vista o número de filmes produzidos em sinergia com grandes estilistas para a criação de seus figurinos.

Neste post, você confere alguns filmes que registraram a moda de seu tempo e outros que inspiraram importantes estilistas da indústria internacional da moda. Estas informações podem inspirar na compra de produtos para serem ofertados na loja e até mesmo na definição da vitrine ou decoração do estabelecimento.

Moda x cinema

Nos Anos 20, os figurinos cinematográficos tornaram-se parte integrante dos filmes para realçar as emoções e características dos personagens, e com isso transmitir a mensagem do filme para o expectador de modo mais atraente. Mas foi nos Anos 30 que o cinema passou a influenciar a moda definitivamente. Isso porque, então, a indústria hollywoodiana estava em alta, projetando-se sobre a moda parisiense.

Confira alguns filmes que influenciaram a moda em seu tempo:

Anos 50
Num contexto de reestruturação pós-guerra mundial, o filme Sabrina descreve exatamente a ascensão da moda. A cintura sempre marcada e afunilada proporcionava feminilidade. Os vestidos até os tornozelos eram combinados com sapatos de salto alto.

Anos 60
Década de maior influência na moda, pois era o fim da moda única. Em Bonequinha de Luxo, é possível perceber que as roupas começaram a ganhar a personalidade das pessoas; e o unissex ganhou seu espaço com o jeans e camisa sem gola.

Anos 70
Período fundamental para a evolução na moda, pois marcou uma evolução no comportamento dos jovens, na música e na liberdade sexual da mulher. Em Embalos de Sábado à Noite, é possível ter uma referência das roupas da década: em tons alegres, totalmente esvoaçantes e psicodélicos. Esta foi a década da diversão e da revolução na moda. A leveza dos tecidos e cores vibrantes marcaram e muito a década.

Anos 90
Em Patricinhas de Beverly Hills, pode-se ver que a moda mistura simplicidade e excentricidade, em que os elementos de diversas épocas, juntos, davam o ar de globalizado. O homem e a mulher possuindo a liberdade de usar tudo o que agradar.

Anos 2000
O filme Sex and the City apresenta as mulheres do século 21, e a maneira como utilizam a moda para pertencer socialmente. As etiquetas passam a dar o status às pessoas, e não mais as peças. O poder da moda consiste em nomes e marcas.

Coleções inspiradas em filmes

Alice no País das Maravilhas (2010)
O figurino do filme Alice no País das Maravilhas – criado por Colleen Atwood – tornou-se referência de cor e estilo para roupas, joias, acessórios e até decoração. Criado a partir da obra de Lewis Carroll, o remake de Tim Burton influenciou marcas do mundo inteiro, como a grife francesa Chloé, o belga Martin Margiela e os britânicos Alexander McQueen, Stella McCartney e Tom Binns. O universo colorido das flores também inspirou a joalheria brasileira H.Stern.

Cisne Negro (2010)
O filme de Darren Aronofsky tem o figurino assinado pelas irmãs Rodarte, que projetaram a atmosfera meiga e delicada do ballet na moda. A Chanel, influenciada pelo estilo, apostou no rosa bebê, nas saias volumosas, nas leggings de paetê e nas sapatilhas, reafirmando a tendência balé para o verão 2011. A grife Chloé também apostou no balé.

Malévola (2014)
Malévola também mexeu com o mundo fashion com peças criadas por Anna B. Sheppard, o que gerou uma onda de releituras nas passarelas do hemisfério norte e inspiraram linhas de acessórios de designers de sapatos. Algumas das principais marcas que criaram coleções especiais inspiradas na história: Ellus, Stella McCartney, Richini e grupo Osmoze na moda, a MAC em cosméticos e a joalharia inglesa Crow’s Nest.

Cinderela (2015)
A relação do cinema com o universo da moda vem rendendo ótimas parcerias, principalmente quando a trama é inspirada em contos de fadas. Todo aquele clima de sonho se transforma em uma série de produtos – de roupas e acessórios até maquiagem e objetos decorativos. A Swarovski, que forneceu os 1,7 milhão de cristais que adornaram figurinos, acessórios, cabelos e maquiagem do longa, se uniu à estilista Sandy Powell para criar uma peça de decoração inspirada no famoso sapato de Cinderela. A princesa também é o tema em uma linha de maquiagem da MAC. A catarinense Colcci lançou uma linha de camisetas inspiradas na história. A Melissa foi outra marca que desenvolveu uma coleção-cápsula inspirada no filme.

Com informações e imagem do Sistema de Inteligência Setorial.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

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