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Chatbots: 3 benefícios da tecnologia nos negócios

Chatbots: 3 benefícios da tecnologia nos negócios

É comum que o dono de uma padaria busque por alternativas para aprimorar a produção, como contratando a modernização de forno elétrico de embutir, a fim de otimizar o funcionamento. E sabia que também existe uma maneira bem simples de melhorar o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) sem sobrecarregar os colaboradores? 

 

As inovações tecnológicas surgiram para promover mais facilidade e agilidade para diversas atividades do universo corporativo, inclusive no contato entre empresa e cliente. Nesse cenário, os chatbots se destacam, visto que são recursos capazes de simular conversas humanas. 

 

Antigamente, esse tipo de assistente virtual tinha suas interações limitadas, permitindo apenas respostas simples. Contudo, a evolução da inteligência artificial fez com que novas funcionalidades fossem introduzidas, possibilitando que os chatbots pudessem executar ações solicitadas pelos usuários.

 

Quer saber mais benefícios dessa tecnologia nos negócios? Confira três vantagens muito significativas acompanhando esse artigo. 

 

Atendimento 24/7 

Já pensou manter o atendimento da sua empresa 24 horas por dia, sete dias por semana? Os chatbots são programados para assegurar isso. Normalmente, as empresas costumam seguir um horário comercial, que faz com que nos períodos noturnos e aos finais de semana não tenham atendimento. 

 

Quando os recursos são introduzidos no SAC, é possível manter o meio de comunicação aberto até quando a companhia está fechada, auxiliando nas dúvidas mais simples e orientando os períodos de contato com a equipe de atendimento humano. 

 

É fundamental ressaltar que isso permite que uma companhia aumente inclusive as vendas. Suponhamos que você deseja trabalhar com a locação de tendas para eventos, mas só funciona de segunda a sexta com atendimentos e utiliza os finais de semana para entregas, montagens e retiradas. 

 

Se você investir nos chatbots conseguirá oferecer suporte aos finais de semana mesmo longe da empresa, captando dados importantes para retornar o contato durante a semana, o que fará com que o cliente tenha mais confiança no seu trabalho devido ao seu comprometimento. 

Simultaneidade de conversas

Por mais que uma equipe seja altamente produtiva e bem treinada, ela nunca será capaz de atuar em mais de 15 conversas de uma vez por chat sem cometer um erro, afinal, você tentar solucionar tudo de uma vez nunca funciona e a confusão pode ser inevitável. 

 

O investimento em chatbots permite uma simultaneidade de conversas, o que fará com que sua equipe fique responsável apenas pelos atendimentos mais complexos. Além de tirar a sobrecarga dos funcionários, você ainda consegue aproveitar melhor a mão de obra! 

Categorização do atendimento

 

Imagina que você é um pequeno fabricante de mesa rústica de madeira, armários embutidos, entre outros móveis, mas que já possui uma visibilidade significativa no mercado. Provavelmente, você não contará com muitos funcionários, muito pelo contrário, as chances de você atuar sozinho é muito grande, mas ainda possui muito trabalho. 

 

Como já visto, os chatbots permitem que você mantenha uma simultaneidade de conversas com os clientes, que podem ser categorizados de acordo com o que deseja e, consequentemente, irá facilitar no processo que você deverá realizar posteriormente, agilizando a etapa de reconhecimento do cliente. 

 

Já em grandes companhias, mais especificamente aquelas que contam com várias equipes de atendimento, como o geral, suporte técnico, vendas, reclamações, devoluções, etc, a tecnologia ajuda na triagem dos clientes, transferindo-os para o setor que mais irá ser capaz de ajudar. 

 

É sempre importante citar que a implementação ajuda a melhorar a experiência do usuário, diminuindo as chances de erros e aumentando a satisfação. Assim, você consegue elevar o patamar do seu negócio. 

 

Gostou do nosso post sobre chatbots: 3 benefícios da tecnologia nos negócios? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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