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Certificações trazem diferencial de mercado e vantagens ao empreendedor

Certificações trazem diferencial de mercado e vantagens ao empreendedor

Certificações trazem diferencial de mercado e vantagens ao empreendedor

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, as certificações têm sido a opção para empresas de agronegócios comprovarem práticas ambientalmente corretas. Trata-se de selos emitidos por autoridades ou órgãos credenciadores que atestam cumprimento de determinadas regras. “Os importadores, assim como os consumidores mais conscientes, estão exigindo que os alimentos tenham uma garantia de qualidade, seja quanto ao emprego de agrotóxicos, seja quanto à preservação ambiental ou ao respeito aos direitos dos trabalhadores”, explica o consultor do Sebrae-SP Elinton Alessandro Silvério.

A certificação como diferencial de mercado é a estratégia do Café do Centro, marca fabricada em Adamantina a partir de grãos da fazenda com o selo da Rainforest Alliance, organização que atesta o compromisso dos agricultores com o manejo ambientalmente correto e economicamente viável. Segundo o diretor comercial da empresa, Rodrigo Branco Peres, aproximadamente 50% da produção é certificada, em comparação a menos de 20% há dez anos.

Ele conta que a certificação da fábrica veio em 2011, dois anos depois de a fazenda obter o mesmo selo. “Com isso, aumentamos o controle sobre a produção e reduzimos o volume de produto adquirido de outras fazendas”, afirma.

Peres reconhece que a certificação contribuiu para o reconhecimento da marca e facilitou as vendas no mercado externo. O Café do Centro conta com oito cafeterias no Japão, um dos mercados mais exigentes em relação a café.

Peres destaca que a certificação, sozinha, não é sinônimo de sucesso. Ela veio em paralelo a ações coordenadas, como produtos de altíssima qualidade, atendimento pós-venda e treinamento. “É um caminho sem volta, pois a certificação exige uma mudança de mentalidade tanto para a diretoria como para os funcionários, porque precisamos levar essa consciência para os nossos clientes”, explica.

Para o diretor do Café do Centro, a certificação não pode ser vista como custo, ainda que envolva adaptações e processos que exigem investimentos. “O cliente percebe o nível de consciência que temos. Investir em sustentabilidade é mais do que reduzir resíduos: você precisa sair da caixinha e ver o cliente de uma forma diferente”, afirma

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