No próximo ano o Brasil sediará um dos maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo da FIFA 2014. O Mundial está fazendo com que o país se volte para o futebol e outras atividades físicas de maneira geral, motivando atletas e pessoas comuns para a prática esportiva e despertando o interesse por itens ligados a essas atividades, dentre eles o mercado de calçados.
No entanto, ao empreender nesse universo, é preciso estar atento a alguns fatores. Entre eles, está a adequação dos modelos de acordo com as necessidades de cada modalidade esportiva.
Guilherme Veiga Guimarães e outros autores, no estudo “Pés: devemos avaliá-los ao praticar atividade físico-esportiva?”, publicado na Revista Brasileira Médica do Esporte em 2000, já apresentava a importância de vendedores estarem preparados para melhor orientar consumidores de calçados esportivos. É preciso que o empresário esteja atento tanto para o ponto de venda, que deve estar preparado para o atendimento ideal, quanto para o melhor modelo de calçado adequado a cada prática esportiva.
Artigo publicado pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, em 2011, oferece algumas dicas sobre essa adequação:
1- Corrida
O calçado deve apresentar elevação na parte anterior do pé, conhecida como spring. Junto a isso, é preciso que o calçado proteja os dedos durante a prática e proporcione uma redução no desgaste da cobertura dos pés. Para isso, a sola externa do calçado deve ser virada sobre a parte anterior da biqueira. Os tênis também devem ser acolchoados por trás e por baixo, isso oferecerá uma maior proteção contra os choques.
2- Caminhada
O tênis deve ser leve, acolchoado e confortável nos calcanhares, assim como nas pontas dos pés. Outra recomendação dos ortopedistas é para que a sola seja mais rígida para esse tipo de calçado, se comparado com os de corrida. Isso fará com que os dedos não sintam tanto o impacto das pisadas.
3- Aeróbica
Esse tipo de ginástica é muito praticada por mulheres. A indicação para esse tipo de calçado é de que ele tenha um solado macio e flexível, para que seja capaz de absorver o alto impacto da atividade. Além disso, os tênis precisam ser leves para facilitar o movimento e bem acolchoados na parte de baixo dos pés.
Para saber mais sobre o assunto, inclusive os valores médios pagos por categoria de tênis no Brasil e em outros países, leia a íntegra do Boletim de Tendências Calçados Femininos, elaborado pelo Sebrae/SC.
A íntegra da publicação está disponível para download (em PDF). Para acessá-la, é preciso estar cadastrado no Sistema de Inteligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae/SC. O cadastro é gratuito, fácil e rápido. Para efetuá-lo, clique aqui.
Se você já é cadastrado, clique aqui para acessar diretamente o boletim.