Os brindes personalizados, também chamados de ‘brindes corporativos’, são muito conhecidos por profissionais de vendas, RH e marketing.
Quase todo mundo está disposto a reunir listas com recomendações de brindes, porém poucas pessoas gastaram um tempo significativo detalhando as maneiras pelas quais os brindes personalizados são essenciais no mundo dos negócios.
Felizmente, neste artigo traremos tudo o que você precisa saber para usar esta poderosa ferramenta para desenvolver seu negócio!
O que é um brinde corporativo?
Em poucas palavras, brindes corporativos referem-se a presentes enviados para indivíduos e equipes dentro ou fora de uma empresa. Existem dois tipos principais de brindes personalizados corporativos, dependendo de quem está recebendo:
- Brindes personalizados internos. Referem-se a brindes que são distribuídos dentro de uma organização, como os presentes dados a toda a equipe ou a um departamento específico.
- Brindes personalizados externos. Quando uma organização escolhe enviar brindes para indivíduos de outra organização – como quando um vendedor envia um pequeno presente para um lead em potencial no mundo B2B ou uma marca oferece algo extra em uma compra B2C.
É importante ressaltar que para ambos os tipos de brindes há uma série de itens que podem ser usados como porta-retratos magnético, quebra-cabeça magnético, ímã de geladeira, lousa magnética, mouse pad, ímã com bloco calendário, adesivos resinados, porta-copos magnético, etc…
Qual é o momento certo para utilizar brindes personalizados?
Brindes personalizados podem ser produzidos por uma série de razões. Sempre que você estiver procurando aprofundar uma conexão, ou estabelecer uma, há uma oportunidade de usar um presente atencioso para causar uma boa impressão.
Aqui estão alguns dos momentos mais comuns em que os brindes corporativos podem ser usados ao seu favor:
- Criar um ponto de contato com clientes ou clientes em potencial;
- Comemorando um marco da empresa;
- Reconhecendo um esforço importante de um funcionário;
- Mostrando a apreciação de clientes;
- Comemorando uma conquista significativa;
- Fornecendo uma lembrança de um evento da empresa;
- Confraternização de final de ano ou final de trimestre.
Esses são apenas alguns dos momentos em que presentes fazem sentido no mundo dos negócios, mas as empresas mais bem sucedidas são aquelas que encontram maneiras novas e sem precedentes de se conectar com seu público.
A criatividade é fundamental quando se trata de brindes corporativos personalizados bem-sucedidos.
Como distribuir brindes corporativos corretamente
Se você leu até aqui e decidiu que deseja adotar os brindes personalizados como uma estratégia para o seu negócio, há uma maneira fácil de garantir que você esteja aproveitando ao máximo sua oportunidade de criar um grande impacto.
Aqui estão alguns passos simples que você pode seguir para chegar à melhor escolha possível para você:
#1. Defina suas metas e encontre seu público
Decida para quem você está enviando e o que espera alcançar. Este é um presente único para seus funcionários comemorarem o final do ano ou uma estratégia contínua de enviar pequenos presentes aos leads toda vez que eles atingem um determinado ponto do ciclo de vendas? Decidir essas coisas o ajudará a restringir suas escolhas sobre o que enviar.
#2. Desenvolva um orçamento e cronograma
Decida quanto dinheiro você quer gastar nesta iniciativa. É útil pegar todo o seu orçamento e depois pensar em quanto dinheiro por pessoa você tem para gastar. Certifique-se também de pensar em quando você precisa ter seus brindes e reserve bastante tempo para produção, personalização e distribuição.
#3. Escolha os itens
Pense no seu público e escolha itens que você acha que se destacarão do que outros podem ter presenteado no passado. Não tenha medo de ser criativo e pensar fora da caixa; ou pense dentro da caixa escolhendo uma seleção de produtos para agrupar em uma caixa de brindes totalmente personalizada.
#4. Torne especial
Adicione sua própria marca, logotipo e cores aos produtos que você selecionou. Faça com que seus brindes se destaquem e, o mais importante, certifique-se de que as pessoas que os recebem sejam lembradas da organização que os deu.
#5. Logística de entrega
Lá se foram os dias onde era necessário fazer tudo internamente e enviar centenas de pacotes.
Dependendo do fornecedor selecionado, eles podem ajudar a confirmar as opções de entrega disponíveis para os locais de destinatários de presentes desejados.
Eles também podem ajudar a rastrear e gerenciar seu inventário de brindes para garantir que você tenha produtos suficientes para atender seus pedidos.
Para fechar
Por fim, os brindes personalizados corporativos não são apenas uma boa prática de negócios. Eles criam conexões pessoais entre o destinatário e a marca sendo uma ótima maneira de mostrar apreço por seus clientes e funcionários.
Agora que você tem uma ideia melhor do que é exatamente um brinde corporativo personalizado e como desenvolver sua estratégia de distribuição de brindes, coloque seu chapéu de Papai Noel, crie sua lista de bons garotos e comece a presenteá-los com seus brindes!