O Brasil é um terreno fértil para empreendimentos. Em um país tão vasto, ficar olhando apenas para os grandes centros mais conhecidos na hora de investir pode fazer com que o empreendedor perca boas oportunidades.
A cidade de Cuiabá (MT) é um pouco mais afastada dos grandes centros e tem uma população de 600 mil pessoas, aproximadamente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No local, há uma série de portas que podem ser abertas, com opções para um bom negócio MT.
Mesmo sendo menor do que boa parte das capitais do Brasil, Cuiabá tem boas condições. O município de 301 anos, experimentou nas últimas décadas um crescimento acelerado em função do agronegócio no local.
Além disso, com a Região Metropolitana, constituída pelas cidades de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger, a capital tem em suas proximidades mais 1 milhão de pessoas.
Agronegócio – A chave para um bom negócio MT
Como já citado acima, o que impulsionou o crescimento repentino da cidade de Cuiabá foi o agronegócio. Não por acaso, o segmento é a base econômica do Estado do Mato Grosso.
A região é responsável pela maior produção de soja do Brasil, tendo, na safra 19/20, registrado colheitas que somadas dão 35,885 milhões de toneladas, segundo dados da Embrapa.
Para iniciar no agronegócio, deve ser feito primeiro uma pesquisa de mercado, observando o que é mais exportado no local. Estudar sobre o solo para ter ideia de quais são os principais grãos plantados na região.
Depois, é necessário colocar tudo em uma planilha para saber qual o investimento necessário para dar início às operações e visualizar qual o tempo provável para o retorno.
O Mato Grosso é uma ótima região para o agronegócio. Além de ser o maior produtor de soja, o estado ainda tem grande demanda de algodão em pluma, arroz, cana-de-açúcar e milho.
Uma terra rica, que oferece o que o produtor precisa para abastecer as mesas das famílias brasileiras.
Outro ponto fora da curva no estado é a pecuária bovina, que cresce rapidamente e já coloca o Mato Grosso como um dos locais com maior rebanho de corte do Brasil.
O agro de Cuiabá também é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia do local, considerando a criação de equipamentos que agilizem os processos e de aplicativos para monitorar as produções.
Vale ressaltar que o Brasil deve bater recorde com a safra de grãos, cereais e leguminosas em 2021, segundo prognóstico do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE.
O Mato Grosso lidera no número da produção de grãos, com participação 28,9%.
Divulgação/Marcos Vergueiro (Secom-MT)
Os melhores negócios em Cuiabá
O primeiro tipo de investimento que pode ser feito na capital do Mato Grosso é a abertura de uma franquia.
Nos últimos anos as redes de franquias têm procurado se instalar em cidades menores, onde fazem sucesso mais facilmente pelo fator novidade.
Há uma expectativa de que essas cidades cresçam rapidamente, o que ocorreu de fato com Cuiabá. Neste caso, chegar com uma franquia antes no local pode funcionar para fidelizar a população.
Juntamos a isso ao fato de que os pontos de venda nessas regiões, costumeiramente, têm aluguel mais barato e uma concorrência menor e temos um ótimo local para investir e fazer um bom negócio MT.
Como uma cidade em constante crescimento, Cuiabá tem muitas áreas em desenvolvimento, que podem e devem ser observadas para o início de um empreendimento.
A área de comércio da região, por exemplo, conta com centros comerciais, que oferecem bastante diversidade para os moradores e até mesmo visitantes de outras regiões.
Esses pontos são bem movimentados e atraem pessoas de todo o estado, que buscam por preços melhores e diferentes marcas de produtos.
Uma pesquisa sobre os itens que são mais adquiridos pelos cidadãos da região, sobre as épocas com mais lucro e um negócio nos centros comerciais tem boas chances de prosperar.
Outro investimento com probabilidades de retorno, é o transporte de cargas. Primeiro, podemos falar pela localização do Estado, que no Centro-Oeste, tem estradas com distâncias mais curtas para a maior parte do país.
Depois podemos considerar que a economia da cidade sobrevive muito da produção de grãos, logo, abrir uma transportadora traz uma boa chance de retorno para quem investir no Mato Grosso.
Cidades para investir no Mato Grosso
As melhores cidades para se investir no Mato Grosso são justamente aquelas que possuem um agronegócio mais forte.
A economia nestes locais funciona tão bem que seis municípios mato-grossenses estão entre as 50 cidades com maior PIB per capita (Produto Interno Bruto por habitante) do Brasil.
Dentre essas cidades, destaca-se Campos de Júlio que possui um PIB per capita até 6,6 vezes acima da média nacional. Outros municípios presentes: Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Sapezal, Alto Taquari e Diamantino.
O investimento nessas cidades, obviamente, precisam ser certeiros, com grande estrutura para produção e transporte de grãos.
Mas, para quem quer um investimento que tenha chances de dar um retorno financeiro mais alto, esses municípios são grandes opções.
Pesquise sempre!
O Estado do Mato Grosso tem um mercado um pouco menos diverso, mais limitado em relação aos tipo de investimentos, mas oferece a mesma chance de retorno que grandes cidades.
Como líder nacional na produção de grãos, várias cidades dentro do estado oferecem chances para investimento no agronegócio, permitindo, inclusive, diversificação quanto a isso: tecnologia, transporte e plantação.
A pesquisa no local antes deve ser minuciosa, acompanhada de profissionais que entendam do assunto, além de anotações frequentes e precisas sobre o tipo de negócio que será aberto.
A capital Cuiabá ainda oferece uma boa opção para o comércio, pois se trata da cidade mais populosa, que atrai pessoas do interior para adquirirem produtos no município.
Recheada de centros comerciais, ela é o ponto alto para, por exemplo, a instalação de uma franquia na região.
Com pesquisa, investimento e paciência, as chances de um bom negócio MT são boas. É uma região que cresce rapidamente e atrai cada vez mais pessoas e empresas que buscam novos locais para se instalarem.