A relação entre as áreas de design e artesanato no Brasil é tema muito discutido. Alguns estudiosos afirmam que o design interfere na valorização cultural relacionada ao artesanato, no entanto, o fato é que essa área tem muito a contribuir para o desenvolvimento do segmento e das peças artesanais.
Relacionado às práticas metodológicas, técnicas e indústria, o design colabora para o desenvolvimento do artesanato ao inserir conceitos de produtos e funções nas peças, além de contribuir para a melhoria de processos produtivos e agregar valor.
De acordo com o professor João Gomes Filho, no material “Design do objeto: bases conceituais”, design pode ser definido como “concepção, plano ou intenção de criar ou fazer alguma coisa”.
Bernd Löbach, no livro “Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais”, define design como sendo ideia, projeto ou plano para a solução de um problema determinado.
O mesmo autor afirma que o design industrial é o “processo de adaptação dos produtos de uso, fabricados industrialmente, às necessidades físicas e psíquicas dos usuários ou grupos de usuários”. Portanto, verifica-se que o design consiste na criação de soluções para problemas, por meio de um projeto ou plano, que visa facilitar a compreensão da solução criada. Neste contexto, o design pode colaborar para a inovação no segmento de artesanato sob diversos aspectos.
Saiba mais sobre a Relação design e artesanato acessando o Boletim completo aqui:
http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/13_12_26_BO_Out_Art_FunDesing_pdf.pdf