O mercado hoteleiro brasileiro é predominantemente composto por hotéis independentes (não filiados a redes), que em 2011 representavam 73% das disponibilidades de quartos no país. Esta porcentagem deverá diminuir com a
expansão das redes nacionais e internacionais nas principais cidades brasileiras.
A principal característica dos hotéis independentes é a localização em municípios de pequeno e médio porte, mercado antes renegado pelas redes. Mas este cenário vem se alterando em virtude do crescimento econômico no interior do país, o que provoca um deslocamento de investimento das redes nacionais e internacionais, com destaque a rede francesa Accor – com a expansão da sua marca Ibis e Ibis Budget.
Para promover a ocupação dos leitos, visualiza-se o desenvolvimento de estratégias de captação de eventos, feiras e outros de pequeno, médio, grande e megaeventos, em parcerias com os Convention & Visitors Bureau e setor público. Importante ter em mente que apenas a oferta de unidades habitacionais não favorecerá a realização dos diversos tipos de eventos (tamanho), sendo necessária uma ampla gama de prestação de serviços, espaço físico para sua realização e acesso aéreo e rodoviário entre a região.ventos geram impactos na cadeia do turismo, principalmente nas pequenas e micros empresas, desde alimentos e bebidas, decoração, equipamentos de multimídia, táxi, transportes executivos, segurança, entre outros.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.