Conforme definições retiradas do site turismo.gov, a classificação Meios de Hospedagem (MH) criada pelo MTur são:
HOTEL : hospedagem com serviços de recepção e alimentação.
RESORT: Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que oferece serviços de estética , atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.
CAMA E CAFÉ: oferecido em residência, com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, em que o dono more no local, com café da manhã e serviços de limpeza.
POUSADA : hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal, com até três pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação. Nota: a pousada pode ser em um prédio único ou com chalés ou bangalôs.
FLAT /APART -HOTEL : hospedagem em edifício, com serviços de recepção, limpeza e arrumação, constituído por
unidades habitacionais que dispõem de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, com administração e comercialização integradas, café da manhã e serviços de limpeza.
HOTEL FAZENDA : instalado em uma fazenda ou outro tipo de exploração agropecuária e que oferece a vivência
do ambiente rural.
HOTEL HISTÓRICO: Hotel instalado em edificação com importância histórica , com características arquitetônicas
de interesse histórico ou que tenha sido cenário de fatos histórico-culturais de relevância reconhecida.
Qualquer tipo de meio de hospedagem não descrito e classificado pelo MTur, no tópico anterior, pode também ser considerado como meio de hospedagem alternativo. Os empreendedores que desejam criar e oferecer um meio de hospedagem alternativo precisam cadastrar o estabelecimento, de acordo com a sua tipologia, em sites especializados e se certificar que o turista o encontrará facilmente como opção e também que encontrar seu registro junto ao Cadastur.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.