O ambiente digital surge como uma oportunidade para diferentes mercados do segmento da economia criativa.
Dentre as chances de visibilidade dos trabalhos, o setor da música é um dos que mais apresentou mudanças no que diz respeito a produção, crítica e consumo.
Com o avanço das ferramentas e plataformas, que tornam possível o compartilhamento, o cenário musical foi modificado consideravelmente. Agora, novos protagonistas assumem os papéis de influência nos gostos e o mercado fonográfico toma um novo ritmo. Para propagar esses materiais, a internet se torna essencial. Novas ferramentas estão disponíveis, bem como novas abordagens de conquista do público.
A venda de CDs diminuiu consideravelmente com o passar dos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), no período de seis anos (compreendidos entre 2000 e 2006), a venda dos álbuns musicais e o faturamento das gravadoras apresentaram uma queda de 50%.
Hoje, novas maneiras de abordagem do público surgem e, com elas, a possibilidade de visibilidade e lucro. As gravadoras já apostam em novas alternativas além dos produtos musicais físicos.
Saiba mais sobre A internet como potencializadora das produções musicais acessando o Boletim completo aqui:
http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_02_03_BO_EconCriat_IntMus_pdf.pdf