CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Blockchain: o que é e quais as funcionalidades?

Blockchain: o que é e quais as funcionalidades?

Assemelhado a um livro-razão, o Blockchain (“corrente de blocos”, na tradução literal) é também denominado de Tecnologia de Contabilidade Distribuída (DLT). Todas as etapas das transações são registradas em repositório público, em blocos cronológicos, imune a fraudes.

 

 

 A confiança, atributo fundamental do protocolo, está baseada em algoritmos criptográficos (algoritmos que usam a mesma chave criptográfica), compartilhando um “segredo” entre duas ou mais partes. “No seu aspecto mais básico, é um código-fonte aberto: qualquer um pode, gratuitamente, baixá-lo, executá-lo e usá-lo para desenvolver novas ferramentas para o gerenciamento de transações on-line”, explicam Don e Alex Tapscott.

 

Seus fundamentos podem ser agrupados em quatro categorias:

1- Registro compartilhado das transações (LEDGER);

2- Consenso para verificação das transações;

3- Contrato que determina as regras de funcionamento das transações;

4- Criptografia, fundamento de todo o processo.

 

Benefícios do Blockchain:

 

1- Permite a segurança dos processos de transferências de bens, físicos e digitais, entre partes sem a necessidade da mediação de terceiros;

2- Cada registro é validado pelos blocos/computadores distribuídos na internet, numa espécie de assinatura de autenticação;

3- Gerencia a transferência da propriedade do bem por meio de sua identificação e certifica a identidade do vendedor e do comprador;

4- A imutabilidade e a rastreabilidade são duas de suas propriedades, além da segurança, da privacidade e da transparência;

5- É imune a interferência de hackers;

6- É público, qualquer um pode acompanhar as transações, e não há como esconder ou falsear as transferências e/ou registros;

7- Empodera os consumidores, as organizações e os reguladores ao permitir a troca de valores de forma mais dinâmica, eficiente e imediata;

8- Suas benfeitorias são instantaneidade, interoperabilidade global, extrema segurança e menor custo de transações (quase isenção).

 

Seis razões que justificam o impacto transformador da tecnologia Blockchain:

 

1- Atestação

Duas ou mais entidades podem realizar transações, verificar a identidade e estabelecer confiança. Não é mais direito ou privilégio do intermediário financeiro (bancos).

 

2- Custo

A rede é a responsável por autorizar e arbitrar as transferências ponto a ponto de maneira contínua assegurada a atualização, sem intermediário ou instituição centralizadora.

 

3- Velocidade

Redução do tempo de transferência de dias a minutos.

 

4- Gestão de risco

Promessa de mitigar diversos tipos de riscos (liquidação, inadimplência, sistêmico).

 

5- Inovação de valor

Convida à experimentação de múltiplas oportunidades.

 

6- Código aberto

Permite inovação contínua.

 

O Blockchain dissemina-se em setores como:

1- Segurança alimentar;

2- Propriedade intelectual e royalties;

3- Administração de imóveis;

4- Gestão de ativos em geral;

5- Varejo;

6- Logística;

7- Saúde;

8- Serviços financeiros.

 

O Blockchain tem potencial para desempenhar oito funções tradicionais dos bancos:

 

1- Autenticação de identidade e valor

Identidades verificáveis e sólidas, criptograficamente garantidas.

 

2- Movendo valor

Transferências de valores muito pequenos e muito grandes sem intermediário, redução de custo e velocidade dos pagamentos.

 

3- Armazenamento de valor

Mecanismos de pagamentos combinados com guarda segura e confiável, redução da necessidade de serviços financeiros típicos.

 

4- Empréstimo de valor

Dívida pode ser emitida, trocada e regularizada, aumentando a eficiência e reduzindo o atrito e o risco sistêmico.

 

5- Troca de valor

Leva o tempo de liquidação das transações de dias e semanas para minutos e segundos, gerando oportunidades para os não bancarizados.

 

6- Financiamento e investimento

Novos modelos de financiamento ponto a ponto, registros de ações corporativas (dividendos, títulos).

 

7- Segurança de valor e gerenciamento de risco

Sistemas de reputação permitem estimar melhor o risco atuarial das seguradoras, derivativos mais transparentes.

 

8- Contabilidade de valor

Livro-razão distribuído fará auditoria e relatórios financeiros em tempo real, respondidos e transparentes, melhorando a fiscalização.

 

O que são criptomoedas?

Criptomoeda é um ativo financeiro virtual, criptografado, utilizado em transações financeiras vinculadas à compra de bens e serviços na internet. É um meio de troca que usa a tecnologia de Blockchain, ou seja, distinto da moeda corrente dos países, não pertence a um sistema centralizado sob controle de bancos centrais.

Vale observar que nos últimos três anos surgiram mais de mil bolsas de criptomoedas mundo afora, cada qual com sua própria tecnologia, o novo é a incorporação de tecnologias de mercados regulados com maior grau de segurança e eficiência nos processamentos e liquidações transacionais, ao mesmo tempo evitando “ladrões cibernéticos” (a Coincheck e a Mt Gox, ambas do Japão, foram roubadas, respectivamente em 530 milhões de dólares e 480 milhões de dólares (2014); a Yobuit da Coreia do Sul perdeu 17% de seus ativos em 2017). O uso de tecnologias consagradas no mercado tem potencial de reduzir a volatilidade das criptomoedas, particularmente do bitcoin, fator que inviabiliza o uso delas como referência aos preços na economia. Por enquanto, não se trata de moedas, mas de ativos financeiros digitais criptografados.

 

Como o Blockchain pode facilitar a atuação dos pequenos negócios?

O Blockchain minimiza a importância da marca como avalista de credibilidade das transações, variável importante no segmento de MPE (baixa capacidade de investimento em construção de marca). A tecnologia permite eliminar os intermediários e, simultaneamente, assegurar meios confiáveis e eficazes de reduzir custos e aumentar a velocidade dos processos operacionais.

Saiba mais sobre Blockchain em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/3c8d324f3e80819ea71fa88879f82cde/$File/RI%20Multissetorial%20Blockchain%20fundamentos%20e%20funcionalidades.pdf

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Thamiris Da Silva AlvesTop

Universitária em Publicidade e Propaganda, colaboradora do Sebrae Nacional.

Me siga