Qualquer pessoa que fez algum curso de Bitcoin para iniciantes ou aprendeu um pouco sobre o assunto deve ter entendido que a moeda digital depende de um conceito chamado Blockchain. No entanto, as criptomoedas não são a única aplicação prática para essa tecnologia. Pelo contrário, na verdade. É possível aprender como usar Blockchain no marketing. Basta, entretanto, saber como a tecnologia funciona de verdade.
O Marketing Digital, hoje, é um dos setores com mais crescimento no Brasil por ser justamente uma ferramenta de democratização da publicidade. Se antes era necessário investir milhares de reais em cada campanha e ter contatos para poder veicular propagandas em jornais ou TV, hoje em dia a comunicação está muito mais facilitada com a Internet e outros recursos digitais. Hoje, 99% das empresas do Brasil são de pequeno porte e podem investir nas mesmas ferramentas que o restante dos negócios de grande porte e lutar de igual para igual pelo espaço publicitário.
E aí, quer aprender como usar Blockchain no marketing e como todas essas coisas se encaixam? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O que é Blockchain?
Para entender o impacto do Blockchain no marketing, precisamos compreender em primeiro lugar qual é a origem e o funcionamento dessa tecnologia. Assim, podemos entender melhor o potencial do recurso.
Explicando de maneira simplificada, Blockchain é uma tecnologia que permite vincular blocos de informações umas às outras, formando uma corrente (daí o nome Blockchain).
Esses blocos são protegidos por criptografia e contam com um sistema muito interessante que, quando confirmados e atrelados à corrente, eles não podem mais ser acessados e editados sem a autorização de outros blocos. Ou seja: quanto maior a corrente, mais segura ela é, pois cada elo contribui para proteger todos os outros elos.
Além disso, o Blockchain é um banco de registro de informações descentralizado. Isso significa que cada pessoa tem uma versão da corrente e cada pessoa tem um código específico de assinatura para acessar cada bloco de informação. Na prática, isso significa que os blocos contêm a mesma informação para todos, mas eles se comunicam individualmente e com um código especial para cada pessoa. O resultado disso é bem simples: quem quiser fraudar a informação em um bloco não terá só de quebrar a defesa daquele bloco único, mas de todos os elos da corrente e, em seguida, realizar o mesmo procedimento de novo para todas as pessoas que têm aquele blockchain, já que cada um terá um código de segurança único para cada bloco.
Ou seja: quebrar o Blockchain é virtualmente impossível, ainda mais quando a mesma corrente de informações é compartilhada por milhões de pessoas.
Como usar Blockchain no marketing?
Agora que vimos isso, é hora de entender como usar Blockchain no marketing. Afinal, ele não é algo que só serve para Bitcoin? Na verdade, não.
O Blockchain assume o papel de substituto de qualquer intermediário, criando um cenário em que pessoas possam negociar e interagir diretamente, sem riscos para elas.
Funciona assim: suponha que você seja de uma agência de marketing e queira veicular a propaganda de um cliente em um site que seria interessante para a sua estratégia.
Você pode ir até o site e negociar o valor do banner, claro, mas mesmo assim teria que fazer o pagamento para ele através de algum intermediador (como um banco, por exemplo).
No entanto, com o Blockchain no marketing, isso não é necessário pois a tecnologia atua como o caminho para ligar, com segurança, tanto o comprador, quanto o vendedor de qualquer serviço, inclusive dentro do marketing. Isso provavelmente dará início ao que já é chamado de Blockchain Ads.
Outros usos para essa tecnologia envolve, por exemplo, o combate à fraude de cliques. Todo mundo do segmento sabe que há uma importância significativa na quantidade de cliques de um anúncio. É vital que haja um controle significativo de como esses cliques são feitos e recebidos, para poder garantir que a propaganda foi exibida corretamente e com resultados verídicos. O Blockchain pode ser usado para garantir que cada clique foi feito por uma pessoa diferente e não por uma fazenda de cliques.
Para finalizar, o uso do Blockchain aumentará a confiança entre todas as partes envolvidas no Marketing Digital, empoderará a proteção de dados e garantirá maior privacidade para todos os usuários. Isso permitirá que a indústria do marketing seja mais eficiente, mas sem colocar os direitos individuais das pessoas em risco.
Agora que você viu como usar Blockchain no marketing, é hora de considerar quais são as possibilidades de utilização do Blockchain na estratégia de publicidade da sua empresa ou agência de marketing. Analise bem como essa ferramenta pode ser usada e prepare-se para o uso dessa ferramenta em constante nível nos próximos anos, quando ela se popularizar o suficiente para isso.
Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua previsão sobre o futuro da relação entre Blockchain e Marketing!