Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas deverá sofrer com doenças neuropsicológicas ao menos em algum momento da vida. Doenças como a depressão e outros distúrbios correlatos já estão no quarto lugar dos males globais mais comuns antes de 2020, chegando à segunda posição ao longo do ano.
Diante desse cenário, muitas instituições brasileiras e internacionais procuram meios de promover o bem-estar e a saúde mental, seja através de campanhas ou de ações. Nas empresas, uma das maneiras de chegar a esses objetivos é promovendo um ambiente de relações saudáveis e investindo em ações que estimulem hábitos positivos na vida dos colaboradores.
Os benefícios corporativos, como vale-refeição e descontos em academias, estão entre as possibilidades que empresários encontram para promover o bem-estar físico e mental dos funcionários.
Equilíbrio entre corpo e mente
Especialistas apontam a importância de cuidar tanto do corpo, quanto da mente. Por isso, quando a empresa oferece um plano de saúde, o vale-refeição adequado ao ambiente de trabalho e convênios com academias, o colaborador poderá se cuidar adequadamente. Porém as ações não devem se limitar a isso.
A cultura dentro das empresas deve ser atualizada, pois muitos colaboradores ainda destacam que, mesmo com todos esses benefícios, há o aumento do estresse pela necessidade de cumprir horas exaustivas de trabalho ou uma alta cobrança por desempenho.
Horários mais flexíveis de trabalho também ajudam que o colaborador possa buscar mais satisfação com outras atividades ou até mesmo descobrir um hobby, que também é importante para a diminuição do estresse.
Benefícios são convertidos para a empresa
Colaboradores mais felizes também mudam a produtividade da empresa. Além disso, o nível de felicidade que as empresas conseguem prover para os funcionários é importante para a retenção de talentos. Quando as pessoas se sentem bem e valorizadas, elas costumam dar o seu melhor e indicar o lugar para outras pessoas igualmente capacitadas.
Com isso, a cultura de competição e metas surreais vai aos poucos perdendo espaço no mercado de trabalho, conforme os gestores vão compreendendo que a promoção da saúde e do bem-estar é muito mais benéfico para todas as partes, criando também um novo setor de negócios, focado na gestão dos benefícios corporativos para cada empresa.