CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Benchmarking: o que é e como aplicar em sua empresa

Benchmarking: o que é e como aplicar em sua empresa

Seja no mundo corporativo, no universo artístico, nos esportes, ou até mesmo para criar novos produtos ou serviços, como um teclado de membrana, entre outros, a comparação é a base para a avaliação de tudo que nós criamos ou fazemos. Ou seja, é algo quase natural.

E quando assunto se refere à competitividade entre as empresas, o Benchmarking surge como uma alternativa poderosa que estuda as melhores práticas para se destacar diante do mercado e das empresas concorrentes.

Por essa razão, essa técnica se tornou algo fundamental, seja para empresas de pequeno ou grande porte.

E se o objetivo da sua empresa é se destacar e se tornar uma referência em seu ramo de atuação, essa técnica é para você.

Hoje, nós reunimos todos os detalhes sobre o Benchmarking e vamos te explicar como você pode aplicar essa metodologia eficiente em sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando!

Afinal, o que é o Benchmarking?

O termo Benchmarking, em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”. Como o próprio nome já diz, ele se baseia no processo de pesquisar e analisar as estratégias das empresas concorrentes e absorver as melhores bases e insights para aperfeiçoar os próprios métodos do seu negócio.

Em outras palavras, o Benchmarking busca fazer a comparação de produtos, serviços e todas as práticas e estratégias organizacionais, com o objetivo de entender melhor a concorrência, prever quais serão os seus próximos passos e criar as suas próprias estratégias.

Um detalhe importante sobre o Benchmarking é que esse método não significa copiar infielmente ideias, mas sim, se inspirar e procurar maneiras de se diferenciar com suas próprias estratégias.

Por exemplo: se sua empresa trabalha com a venda de extintores de incêndio, e por meio do Benchmarking, analisou que seus concorrentes estão atuando nas redes sociais, essa é uma inspiração para criar a sua própria fanpage nas redes sociais e se tornar mais competitivo!

Como aplicar o Benchmarking em sua empresa?

1- Selecione seus concorrentes

Para aplicar o Benchmarking em seu negócio, é importante selecionar as principais empresas concorrentes da sua área de atuação. Uma dica é também selecionar empresas de grande porte que garantem bons insights.

2- Estabeleça os indicadores de desempenho

Após isso, é o momento de fazer as comparações entre a sua empresa e seus concorrentes. Crie uma tabela e compare cada empresa com base nos critérios que você julga ser interessante para o seu negócio.

Se sua empresa atua com a fabricação de esquadrias de alumínio, por exemplo, alguns indicadores podem ser a média de preço, tempo de produção, recursos utilizados, gastos com fornecedores, dentre outros.

3- A partir dos dados, crie suas próprias estratégias

Com tudo isso em mãos, faça as suas conclusões obtidas e encontre todas as oportunidades de melhoria para a sua empresa com base na concorrência!

Agora que você já sabe de todos os detalhes sobre o Benchmarking, o que está esperando para investir nessa metodologia e ter sucesso? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Business ManagerEspecialista