Como organizar clientes, salvar histórico de vendas e melhorar o atendimento pelo WhatsApp?
Com receio de perder vendas e almejar ganhar mais espaço, muitas empresas se aventuram em multicanais de vendas e em diversas redes sociais.
Muitos vendedores e atendentes utilizam o WhatsApp como um canal importante de comunicação com seus clientes, sendo muitas vezes o primeiro contato e experiência do consumidor com a empresa.
Do lado do cliente algumas frustrações podem ocorrer, como um chatbot mal programado, com respostas e informativos redundantes, gerando um pouco de irritação de quem está do outro lado.
Por outro lado, mesmo o atendente, por mais boa vontade que tenha em fazer um excelente atendimento, no meio de tantas informações e contatos, pode realizar um atendimento falho.
A melhor estratégia antes de abrir um novo canal de vendas e atendimento online é pensar no processo como um todo.
É importante questionar:
- Você está satisfeito com a imagem que tem causado aos seus clientes no primeiro contato?
- O atendimento e a entrega são satisfatórios?
- A sequência e o timing na negociação estão bem definidos?
- Seus vendedores têm acesso fácil aos históricos dos clientes e dos canais pelos quais esses chegaram até eles?
- Para dar sequência navenda, exsite algum plano para abordar novamente o cliente?
Há sempre um investimento para captar novos clientes, quando não se obtém sucesso ao prestar um bom primeiro atendimento, esse investimento torna-se custoso.
Clientes com experiências ruins têm duas vezes mais chances de compartilhá-la do que falar sobre as boas.
Este custo pode não ser somente financeiro, segundo a pesquisa da companhia de serviços financeiros dos Estados Unidos American Express, clientes com experiências ruins têm duas vezes mais chances de compartilhá-la do que falar sobre as boas.
Portanto é importante ser criterioso sobre como está hoje o seu processo de vendas nos canais dos quais já possui.
Antes de investir em captar novos clientes, é fundamental que sua equipe de vendas ou atendimento esteja pronta para atender de forma eficiente.
É preciso investir em ferramentas que possibilitem os vendedores a trabalharem com todo seu potencial.
Como então melhorar e aumentar as vendas pelo WhatsApp?
As vendas através do WhatsApp estão muito ligadas ao bom atendimento e a continuidade na negociação.
O relacionamento aqui tornou-se mais personalizado e dinâmico.
Uma venda por WhatsApp nem sempre é instantânea, muitas vezes é derivada de uma sequência de conversas, podendo ser fechada após uma escala de muitos dias.
Portanto ter em mãos de forma ágil, as informações e o histórico desse cliente, desde o primeiro contato até as trocas de mensagens atuais, fará toda a diferença no sucesso das vendas.
A experiência do consumidor com sua empresa passa a ser outra e aqui você tem a oportunidade de fidelizar um cliente.
Utilize o WhatsApp a favor das suas vendas
Através de um widget adicionado em sua homepage, agilize e aumente o contato com seus clientes, fornecendo atenção personalizada com o WhatsApp.
A vantagem dessa integração é conseguir enviar uma resposta mais rápida e ágil aos visitantes do site que solicitem maiores informações.
Mas além de atender o cliente com agilidade, ao integrar o WhatsApp ao CRM, também há economia de tempo dos vendedores com os modelos de mensagens prontas.
Estes modelos de mensagens prontas para Whatsapp economizarão tempo e eliminará o retrabalho de digitar textos que possuem as mesmas informações.
A integração do CRM com o Whatsapp facilitará a gestão e organização dos vendedores, pois com essa integração o histórico dos contatos e conversas também ficam centralizados no contato de cada cliente.
No CRM as mensagens ficam salvas no histórico desse cliente, facilitando a retomada da negociação e melhorando a experiência do consumidor.
O disparo de campanhas personalizadas por e-mail é outra vantagem quando você segmenta seus clientes, conseguindo criar campanhas que convertem.
As vantagens em integrar o CRM ao WhatsApp são:
- Agilidade no tempo de resposta;
- Segmentação para envio de campanhas;
- Otimização do tempo com os modelos de mensagens prontas para WhatsApp;
- Gestão e organização com histórico salvo do contato.
O WhatsApp permite a você chegar ao cliente em qualquer momento, onde quer que vocês estejam, com altas taxas de visualizações das mensagens.
Este é um fator determinante para o sucesso do WhatsApp nos últimos anos e pode ser sua ferramenta aliada para aumentar a velocidade de resposta e vendas.
A integração do CRM com o Whatsapp facilita a gestão e organização dos vendedores, pois com essa integração o histórico dos contatos e conversas ficam centralizados no contato de cada cliente.