Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Ativos distressed: saiba o que são

Ativos distressed: saiba o que são

Ativos estressados, ativos podres, investimentos em dificuldades, ativos distressed.

Se usarmos o termo “ativos em dificuldades”, por si só, pode significar uma série de coisas.

 

No entanto, quando falamos de ativos em dificuldades neste caso, especificamente nos referimos a imóveis e terrenos de massas falidas.

 

A situação econômica atual pode estar alimentando esse mercado e incentivando as empresas a entrarem em liquidação ou declararem falência.

 

Muitas pessoas pensam que esse investimento será alvo de uma infinidade de grandes investidores. 2008 foi um exemplo e em 2022 pode acontecer novamente.

 

Os lucros das empresas vêm em períodos de alta, mas o mercado ainda se beneficia de momentos de crise.

Como investir em distressed assets?

Ativos em dificuldades são investimentos de alto risco com retorno em longo prazo. Quando uma empresa está em períodos de baixo crescimento, pode ser benéfico comprar ativos a um preço mais barato e depois vendê-los em ciclos altos.

 

Ao decidir investir em um ativo, leve em consideração seu potencial de recuperação. Certifique-se de cobrir todos os aspectos da empresa, desde as partes interessadas até as finanças.

 

Embora seja um momento difícil, as empresas podem recuperar a confiança dos investidores e, geralmente, reparar os danos causados pelo incidente. Para que isso aconteça, especialistas jurídicos em determinadas áreas do Direito serão chamados por seus conhecimentos.

Os fundos abutres

Há um tipo de fundo que se concentra em fazer negócios com ativos em dificuldades. Eles são chamados de fundos abutres porque eles se precipitam para assumirem situações de onde outros já saíram.

 

Seu nome vem da semelhança com necrófagos do reino animal, como ratos, guaxinins e outros onívoros. Eles estão constantemente procurando comer qualquer coisa em que possam colocar as patas.

 

Exemplos de distressed assets

Embora a forma mais comum de ativos em dificuldades seja uma empresa falida ou em recuperação judicial, não é o único tipo. Podemos separar os distressed assets em outras três categorias principais. Vejamos!

 

1) Crédito para pessoa física 

Esses empréstimos em questão são geralmente, mas nem sempre, grandes carteiras de crédito consignado relacionadas a financiamentos como casas ou veículos. Isso significa que eles não podem ser reembolsados pelos credores,  mesmo depois de muito tempo e esforço considerável das instituições financeiras.

 

Quando outros países têm dívidas demais, como o nosso na década de 1980, praticamente não havia uma empresa que não gostasse de receber algo sobre isso.

 

2) Crédito de órgãos públicos 

Os títulos precatórios são emitidos quando um tribunal decide que o contribuinte deve pagar algum dinheiro. Esses títulos são conhecidos popularmente como títulos públicos judiciais, e geralmente são executados por órgãos públicos, como a polícia, por exemplo.

 

3) Crédito contra pessoas jurídicas 

Uma empresa muitas vezes contará com outros meios de financiamento na forma de empréstimos bancários ou crédito de órgãos públicos. 

 

Nesse caso, pode-se transformar a dívida em um título e vendê-lo por valores abaixo dos de mercado para investidores que lucrarão com o possível pagamento. 

Quais são os ativos mais lucrativos do mercado financeiro?

Para você que quer investir em ativos distressed, veja aqui uma pequena lista de alguns ativos mais lucrativos no mercado financeiro, e qual é o melhor investimento para você:

 

 

Saiba quais são os melhores ativos para comprar

De acordo com o levantamento feito pelo Einar Rivero, da Economatica, por um pedido feito pela CNN, Brasil Business, a moeda de bitcoin foi o melhor investimento do ano de 2021. Onde foi valorizado em 78,78%, entre 31 de dezembro de 2020 e dezembro de 2021.

 

Já para 2022 os melhores ativos para se comprar são:

 

  • Itaú (ITUB4);
  • Petrobras (PETR4);
  • Vale (VALE3); 
  • Bradesco (BBDC4); 
  • Suzano (SUZB3); 
  • Via Varejo (VVAR3).

 

Esses são apenas alguns dos ativos que podem ser investidos em 2022. E as melhores ações para o day trade em 2022 é o WEGE3 (Weg) – esse é o ativo que consolida a multinacional Weg e está evidenciada a recuperação global e também do dólar.

 

O que é Distress M&A?

Distress M&A são aquelas operações para adquirir ativos, fundos ou empresas que estejam passando por dificuldades financeiras –  operações com ativos “sob stress”. Essa modalidade foi apresentada no Brasil pela Lei de Recuperação Judicial (11.101/05).

 

Quais são as vantagens para o investidor nessa situação?

Para o investidor, existem algumas vantagens para que ele invista nesse tipo de negócio. Veja abaixo algumas dessas vantagens:

 

  • Grande atração dos ativos (preços atraentes);
  • Várias formas de pagamento, que podem ser diferentes;
  • Aumento do número de empresas em processo de recuperação judicial;
  • Capacidade de estimular reestruturação em benefício da venda;
  • Realização de investimento em empresas que estão em crise ou uma maré de baixas para tentar atrair novos investimentos que sejam relevantes para a empresa. 

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados