Pois bem, no dia 03 de março último representantes da Associação Brasileira das Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (ABSCM) estiveram reunidos com o quadro técnico da UASF para discutir e debater os problemas conjunturais e econômicos que afetam as SCM e suas relações com as demandas por acesso a serviços financeiros das MPE, assim como, e principalmente, buscar a viabilização de parceria que possa estabelecer diretrizes de orientação e políticas que norteiem a atuação conjunta de seus associados com o Sistema SEBRAE, no tema acesso a serviços financeiros.
Hoje com pouca visibilidade em relação às ONG/OSCIPS e demais programas de microfinanças, as SCM têm buscado atender ao segmento de pequenos negócios de forma diferenciada e mais adequada à realidade de crédito atual. O certo é que há mercado para as SCM e o ambiente é bom, uma vez que o grau de alavancagem é baixo (um para um), tanto em comparação à media do Sistema Financeiro Nacional, quando e principalmente à media de alavancagem internacional (olha a crise!!!). Obviamente, mantidas as devidas proporções, níveis de risco e tipo de clientes, a verdade é que as SCM estão à procura de clientes, segundo informações do presidente da ABSCM , Jacy Nogueira.
Dados preliminares sobre a oferta de microcréditos tendo como base o quadro da ABSCM, demonstram que o segmento é composto por 37 associados, hoje com alta concentração das regiões sudeste e sul (98% juntas) e cuja carteira ativa total está em torno de R$ 77 milhões. O valor da carteira ativa cresceu 24% entre dez./07 e nov./08, sendo 8% no primeiro semestre de 2008 e 15% entre junho e dezembro do mesmo ano. Já o valor médio da carteira cresceu 50% (!), conseqüência tanto de maior aporte de capital, como maior eficiência de algumas SCM associadas, reflexo de alterações recentes e positivas nas normas emanadas pelo regulador (Bacen).
Novamente é necessário que a inovação esteja presente neste momento de crise. O que para uns é sinônimo de problemas é para outros oportunidade, fazendo com que a demanda por microcrédito advindo de pequenos negócios cujas finanças estejam organizadas, sejam uma grande oportunidade para as SCM aumentar com eficiência e eficácia o tamanho de suas carteiras de empréstimos.
Por fim, fica o recado de que vale a pena conferir a realidade de atendimento das SCM, tendo no portal http://www.abscm.com.br/ um conjunto de informações sobre o tema. Abraços e até a próxima!!!