A pandemia do coronavírus impactou diversos segmentos. Até mesmo empresas como as especializadas em ACM Fachada sentiram os efeitos, já que muitos empreendedores paralisaram os seus projetos de construção de novas frentes de negócios físicos.
No varejo não foi diferente, a crise de saúde mundial também trouxe desafios para o setor, que precisou se adaptar. Mas, o que vem pela frente? Quais as tendências do segmento no pós-pandemia? Venha conosco e descubra.
Principal impacto da pandemia no varejo
Antes de elencar as principais tendências do varejo para 2022, é preciso falar do impacto da pandemia no setor, pois fica mais fácil entender as projeções para o segmento no futuro que já está logo aí.
Diferente de empresas que lidam no mercado B2B, como uma organização especialista em em placa de polionda, por exemplo, os varejistas atuam diretamente com o consumidor final, que diante da crise de saúde teve o seu comportamento alterado.
Isso porque, o fechamento de lojas físicas em razão da necessidade de isolamento social, fez com que mais consumidores adotassem as compras online como principal forma de adquirir produtos.
Desta maneira, o principal impacto da pandemia no varejo foi justamente atender a esse aumento de demanda por compras na internet, o que exigiu aumento de investimentos em plataformas online.
Esse maior aporte em tecnologia guia as tendências para o cenário pós-pandemia. Confira no próximo tópico.
7 tendências do varejo para 2022
- Aumento da digitalização: o varejo precisará integrar as suas lojas físicas com as online para atender ao novo comportamento dos consumidores, mais assíduos em vendas online, porém, ainda interessados em estabelecimentos físicos. Ou seja, mesmo com o aumento da demanda de compras na internet, as vendas físicas não serão eliminadas, o que requer integração entre elas.
- Foco na melhoria da experiência do consumidor: além dos hábitos de compra terem mudado, os clientes também alteraram a sua forma de percepção da marca, por isso, os investimentos na melhoria da experiência do cliente é uma tendência forte no varejo.
- Adoção de tecnologias de atendimento: soluções de atendimento tecnológico como os chatbots, que estão sendo adotadas por diferentes empresas até mesmo as fábricas, como, por exemplo, as produtoras de painel elétrico industrial, são investimentos que devem estar no radar dos varejistas que possuem e-commerces.
- Investimentos em aplicativos: é fato: os consumidores fazem cada vez mais uso de smartphones. Por esta razão, a criação de aplicativos é uma tendência para o varejo em 2022.
- Aplicação de fulfillment: para tornar o processo de entrega mais rápido, soluções de fulfillment devem ser ampliadas, já que permitem melhorar o sistema logístico, reduzindo o tempo de entrega.
- Ampliação de ferramentas de pagamento: o surgimento de novos métodos de pagamento como o Pix, fomentam a necessidade de aplicar mais recursos nas plataformas para a realização dos pagamentos.
- Parceria com influenciadores digitais: para divulgar produtos nas redes sociais, as parcerias com influenciadores são estratégicas, possibilitando aumentar as vendas e fortalecer a marca.
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre as tendências do setor para o pós-pandemia. Se gostou, compartilhe.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.