Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados passou a vigorar já em 2020, obrigando que as empresas precisassem se adaptar a essa nova realidade. A lei tem como objetivo regulamentar a maneira que as informações dos clientes são usadas, seja por parte de empresas públicas ou privadas.
A existência da LGPD trouxe várias mudanças na forma como as empresas lidam com os dados, fazendo com que muitos profissionais da faculdade de Direito fossem consultados para oferecer maiores orientações sobre essas alterações. Afinal, o não cumprimento dessas novas regras pode implicar em diversos problemas jurídicos para as empresas.
Em pesquisa realizada pela RD Station, no entanto, o nível de conhecimento sobre a LGPD pode não ser o suficiente – ainda que se trate de um dos assuntos mais importantes para os negócios. Segundo o estudo, sete em cada dez respondentes ainda não implementaram as políticas de proteção aos dados dos clientes, ou seja, a etapa mais básica dos padrões estabelecidos pela LGPD.
Além disso, cerca de 22% das empresas ainda não adotaram quaisquer medidas de segurança às informações pessoais de seus clientes. O levantamento, que foi realizado entre os meses de janeiro e abril deste ano, conseguiu ouvir 997 participantes, sendo que 60% deles eram microempresas.
Como a LGPD afeta as empresas
Por garantir um controle melhor das informações pessoais dos clientes, a LGPD afeta todas as empresas, independentemente do porte. Por isso, é necessário que todas as companhias façam as adequações próprias, tanto na coleta dos dados, quanto no armazenamento e na utilização dessas informações.
Hoje em dia, os dados são considerados os ativos mais importantes de organizações. Afinal, a partir dessas informações, é possível produzir desde novos saberes até estratégias de negócios, que são determinantes para o sucesso de empreendimentos – dos grandes aos pequenos negócios.
Por isso, ter uma lei que estabeleça direitos e deveres da empresa permite uma transparência maior para clientes e funcionários, que passam a ter informações importantes mais protegidas, impedindo que seus dados sejam utilizados por pessoas mal-intencionadas.
Com a chegada da LGPD, o uso inadequado dessas informações impacta diretamente na existência dos negócios, que podem, inclusive, sofrer graves sanções ao não estarem adequadamente adaptados a essas novas regras.