Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

As apostas para o varejo em 2023

As apostas para o varejo em 2023

O conceito de phygital é um dos assuntos mais debatidos no varejo. Unir as vivências

física e digital na experiência de consumo foi pauta também na NRF 23.

 

Um dos temas bastante discutidos na NRF 23, principal evento sobre varejo do mundo, foi o conceito de integração phygital. Sua aplicação passou de diferencial, para uma necessidade devido às mudanças de hábitos dos consumidores e ao surgimento de novos canais e tecnologias. A temática foi debatida no Popai Trends, evento pós-NRF, que aconteceu na sede da Infracommerce.

 

Phygital

A diretora de supply chain do Grupo Saint Marche, Eliane Souza, destacou a dificuldade de reproduzir a experiência da loja física no ambiente digital. Ela fez uma ressalva quanto às preferências do consumidor e destacou que “é importante lembrar que o cliente compra marca, e não compra canal”.

 

O diretor comercial da Infracommerce, João Paulo Amadio, reforçou a importância das empresas definirem seus canais de venda e suas propostas em relação a eles. Ele destacou que é cada vez mais relevante considerar a plataforma da marca como um ponto de conexão e que os consumidores esperam que, no caso de um site, seja um site transacional.

 

Direto para o consumidor

O CMO da Infracommerce, Fábio Fialho, destacou que a NRF 2023 trouxe aprendizados sobre o phygital, o uso de dados e também sobre o modelo direto ao consumidor. Ele destacou que Nova York já possui boa movimentação no modelo Direct to Consumer e que o caminho é mostrar a experiência com o consumidor e os relacionamentos com as flagship stores. Ele reforçou que, apesar de ser um canal que ganhou força, o modelo direto ao consumidor não irá roubar a demanda de outros canais e que é importante não abandonar o pequeno varejo.

 

Marco Frade, gerente de e-commerce da marca Diageo que trabalha variadas marcas de bebidas, apontou para uma tendência chamada de convenience (conveniência), um canal de distribuição que contaria com o pequeno varejo para funcionar.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que

interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados