Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Aprenda a identificar um boleto falso e se proteger de golpes

Aprenda a identificar um boleto falso e se proteger de golpes

O índice de crimes virtuais vem crescendo em um ritmo alarmante, principalmente após a pandemia do Covid-19, quando a presença das pessoas na internet ganhou força. De 2019 para cá, foi registrado um aumento considerável no número de golpes envolvendo boletos falsos, ou seja, quando criminosos enviam um documento de cobrança falsificado para a vítima, geralmente se passando por algum banco ou loja confiável. Caso seja pago, o dinheiro vai para a conta do golpista e a pessoa sai no prejuízo.

A técnica foi aprimorada nos últimos anos, e hoje os boletos falsos estão praticamente idênticos aos originais, o que vem confundindo as pessoas com mais facilidade. Entretanto, não existe crime perfeito, e ainda é possível identificar uma cobrança indevida através de pequenos detalhes. É válido ressaltar que esse tipo de crime pode acontecer por diversos canais, mas o principal deles é por e-mail, onde é simulado um e-mail institucional que busca se passar por destinatários confiáveis.

O primeiro passo é identificar o destinatário do e-mail. O próprio endereço de e-mail já entrega se é ou não um golpe, pois geralmente contém uma série de caracteres e números aleatórios que não condizem com um perfil oficial. Ao perceber que a mensagem veio de um endereço suspeito, bloqueie imediatamente e marque como spam para garantir que não continuará recebendo nada do tipo.

Para identificar um boleto falso, se atente a algumas questões do documento. Primeiro: confira a instituição financeira e veja se ela é a mesma do e-mail recebido, um detalhe que pode parecer óbvio, mas que muitos criminosos deixam passar batido. Segundo: avalie o código de barras e veja se ele condiz com o do banco em questão, pois cada instituição possui seu próprio padrão. Os últimos números do código de barras devem indicar o valor do boleto, então compare para ver se está tudo em ordem.

Outro detalhe importante é que os boletos falsos costumam ter códigos que não conseguem ser escaneados pelos aplicativos de bancos, forçando a vítima a digitar a numeração completa. Antes de finalizar a transação, o banco sempre identifica previamente o beneficiário, então preste atenção nesse detalhe e confira se consta o nome da instituição – caso contrário, é golpe.

Fazer um empréstimo pessoal é sempre útil para ter uma reserva de emergência ou quitar dívidas, o mais seguro nesses casos é sempre procurar por instituições financeiras já conhecidas pelo mercado. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados